sábado, 10 de março de 2012

Inaugurada unidade do SAMU em São Raimundo das Mangabeiras

As cidades de Balsas e São Raimundo das Mangabeiras, no sul do Maranhão, inauguraram, nesta sexta feira, 09, unidades do SAMU (Serviço Móvel de Urgência). Em Balsas, três ambulâncias darão suporte a população, sendo uma de suporte avançado (USA); em São Raimundo das Mangabeiras, a população será atendida por duas ambulâncias de suporte básico (USB). Para ser atendido pelo serviço, o cidadão deve ligar 192, a ligação será atendida pela regulação de Imperatriz, que encaminhará a solicitação à unidade mais próxima.

O coordenador Regional do SAMU de Imperatriz, Weverton Augusto, participou das inaugurações das unidades nos dois municípios, para ele o SAMU é um grande beneficio para a comunidade, mas, no entanto, é preciso que o serviço seja usado com responsabilidade, ele citou os trotes como problema.

“Nós sabemos que o trote é um problema sério, porque não se pode brincar com o serviço da importância que é o SAMU. Nós orientamos que os pais estejam bastante atentos em relação as crianças, que é muito comum criança usar o aparelho telefônico para passar trote, isso ocupar as linhas de emergência indevidamente, as vezes quando esse trote é um trote convincente é mobilizado uma ambulância, que é um recurso público, que é um bem que tem que está disponível para atender situações reais de urgência”.

O Ministério da Saúde só começa a repassar os recursos para o custeio mensal do serviço após o cumprimento de critérios técnicos e com o pleno funcionamento do serviço.

“Hoje eu vejo toda uma situação concretizada. Não é fácil, até teve uma reportagem no Jornal Nacional (Globo) que tinha municípios paulistas devolvendo SAMU porque não tinha condição de bancar, mas Mangabeiras tem condição de bancar sim e tudo o que eu puder fazer para melhorar a vida do cidadão mangabeirense, nós não vamos medir esforços”, disse o prefeito Francismar Carvalho (PMDB), que informou também que Mangabeiras quase perdeu as ambulâncias, mas que um problema na documentação foi solucionado a tempo.

Em São Raimundo das Mangabeiras, o serviço vai começar a funcionar de fato no dia 16 de março. Ao todo, 21 profissionais irão trabalhar na unidade, que funcionará 24h. O serviço irá cobrir também os municípios de Sambaíba, Loreto e São Felix de Balsas, mas para isso, ainda falta ser celebrando um pacto entre os municípios.

Em Balsas,o serviço já está funcionando. O coordenador regional do SAMU, informou que nos próximos dias a unidade de Carolina também entrará em funcionamento. Outra cidade que também terá uma unidade em funcionamento nos próximos meses será Alto Parnaíba.

A central de regulação de Imperatriz cobre uma população de mais de 600 mil pessoas nos seguintes municípios: Imperatriz, Sítio Novo, Cidelândia, São Pedro da Água Branca, Vila Nova dos Martírios, Açailândia, Buriticupu, Balsas, Carolina, Alto Parnaíba, Itinga do Maranhão e São Raimundo das Mangabeiras.

A central de regulação é quem autoriza as equipes a prestarem determinado atendimento e determina também para qual unidade de saúde o paciente será encaminhado, caso seja necessário.

Serviço de Atendimento Móvel às Urgências (SAMU 192) 

Ao discar o número 192, o cidadão estará ligando para uma central de regulação que conta com profissionais de saúde e médicos treinados para dar orientações de primeiros socorros por telefone. São estes profissionais que definem o tipo de atendimento, ambulância e equipe adequados a cada caso. Há situações em que basta uma orientação por telefone. O SAMU atende pacientes na residência, no local de trabalho, na via pública, ou seja, através do telefone 192 o atendimento chega ao usuário onde este estiver.

A equipe presta atendimento no menor tempo possível já no local, ainda fora do ambiente hospitalar, salvando vidas e diminuindo sequelas. O programa oferece o direcionamento para o serviço mais próximo e adequado, assim a equipe que está na ambulância ganha tempo (diminui o tempo/resposta), o que é crucial em emergências.