domingo, 16 de setembro de 2012

População de São Raimundo das Mangabeiras é vacinada contra a meningite

A secretaria municipal de saúde de São Raimundo das Mangabeiras aplicou, no sábado, 15, cerca de nove mil doses da vacina contra a meningite. Imensas filas foram formadas durante todo o dia, nos cinco pontos de vacinação. Em alguns casos, o tempo na fila ultrapassava 3 horas. A vacina foi encaminhada pelo ministério da saúde e secretaria de estado da saúde. Neste domingo, (16), acontece vacinação na zona rural do município, onde devem ser aplicadas aproximadamente mais mil doses.

A faixa etária de vacinação compreende pessoas entre 3 e 39 anos, no entanto, não houve controle quanto à faixa etária nas filas, bem como, quanto a residência dos vacinados, com isso, pessoas de outros municípios podem ter sido vacinadas. Foram 12 horas de vacinação, entre 7 e 19 horas.

O Caso
Relatório apresentado, na quarta feira (12), pelas equipes técnicas da SES e do Ministério da Saúde, informa 10 casos confirmados de meningite, 19 ainda sob investigação e dois casos descartados (um em Balsas e outro em Feira Nova do Maranhão). Foram contabilizados sete óbitos na região, mas apenas um confirmado tendo a meningite como causa.

“Pelo que nos mostraram os dados desse novo relatório e o trabalho que vem sendo realizado incansavelmente pelas equipes do Estado, Ministério da Saúde e municípios, há um nítido controle da situação”, declarou o secretário Ricardo Murad. “Quero tranquilizar a população dos municípios onde houve casos e também aqui de Balsas, que não há motivo para pânico”, complementou.

O secretário explicou que de acordo com parecer dos técnicos do Ministério da Saúde, que estão na região acompanhando a situação, apenas a população de Loreto, Sambaíba e São Raimundo das Mangabeiras será vacinada. “Como tivemos casos descartados da doença em Balsas e em Feira Nova, não há necessidade de aplicação de vacina nesses municípios”, informou.

SES e MS garantem que meningite está sob controle na Região de Balsas

O secretário de Estado de Saúde, Ricardo Murad, recebeu durante reunião técnica realizada, na quarta-feira (12), em Balsas, relatório da Vigilância Epidemiológica do Estado e Ministério da Saúde, informando que a situação da meningite na região de Balsas está sob controle. “Esta semana, segundo o relatório que recebemos, não houve registro de nenhum caso confirmado ou suspeito, o que nos dá tranquilidade”, frisou o secretário, ao informar que a vacina contra a doença deve chegaria na quinta-feira (13) à região.

Participaram da reunião, o secretário-adjunto de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Alberto Carneiro; a gestora da regional de Saúde de Balsas, Kiara Martins; a infectologista da SES, Conceição Pedrozo; técnicos da Vigilância Epidemiológica da SES e do Ministério da Saúde, além da equipe de resgate do Grupo Tático Aéreo (GTA). Também presentes, os prefeitos Germano Coelho (Loreto); Dea Dantas (Sambaíba); Socorro Martins (São Félix de Balsas); Hitler Coelho (Feira Nova do Maranhão); e ainda a vice-prefeita e secretária municipal de Saúde de Balsas, Lilizinha Martins, e o secretário municipal de Saúde de São Raimundo das Mangabeiras, Felix Adilton.