terça-feira, 18 de julho de 2017

Semana de Agricultura Familiar beneficia produtores rurais de Mangabeiras com cursos e ações sociais


Teve início nessa segunda-feira, 17 de julho, a VI Semana de Agricultura Familiar e Instituto Cidadão 2017, evento promovido pelo IFMA Campus São Raimundo das Mangabeiras, e que conta com o apoio da Prefeitura Municipal.  O Secretário de Agricultura Familiar, Isaias Lima, representou o prefeito Rodrigo Coêlho na abertura do evento, que contou ainda com a presença da Secretária Municipal de Meio Ambiente, Joanice Costa, e outros membros do governo.

O apoio da Prefeitura ao evento se dá através do auxílio com alimentação, transporte, serviços na área da saúde e da Assistência Social, auxílio à divulgação do evento no site e redes sociais oficiais do município, dentre outras ações.  

O Secretário Isaias Lima destacou que a semana de atividades voltadas para à capacitação dos agricultores “é um momento muito importante”, pois possibilita um aprimoramento das técnicas empregadas no campo. “Eles vão estar aprimorando a sua produção, melhorando a sua produção, para que a gente trabalhe posteriormente outras etapas da produção”, ressaltou.

A Diretora Geral do Campus em Exercício, Glenda Lima de Barros, enfatizou que o IFMA acredita na agricultura familiar e que o evento possibilita capacitação e incentivo ao desenvolvimento da atividade agrícola na região. “A expectativa é que os produtores familiares mais uma vez se capacitem e não só adquiram conhecimento, mas que seja fomentado neles esse espirito de persistir na agricultura familiar”, ponderou.

A Semana conta com diversos cursos voltados à agricultura familiar: Avicultura, Piscicultura, Produção de Alimentos Doces e Salgados, Operador de Tratores Agrícolas, Beneficiamento Primário de Frutas, Fruticultura, Irrigação e Derivados do Leite. Os cursos ocorrem ao longo de toda a semana.

Além dos cursos, diversas ações sociais serão realizadas, como emissão de documentos, através do projeto Instituto Cidadão, entre os dias 19 e 21. Dentre os serviços disponibilizados à população, estão os oferecidos pelo Viva e Procon, que estará com uma unidade móvel no campus.

Serão ofertados os seguintes serviços no Instituto Cidadão: Emissão de RG e CPF (1ª e 2ª via), Consulta da Situação Cadastral do CPF, Atestado de Antecedentes da Justiça Federal, Atestado de Antecedentes Criminais do Estado, Emissão de Aptidão ao PRONAF (DAP) e Cadastro Ambiental Rural (CAR).
A culminância da Semana será na sexta-feira, 21, com o “dia D” do evento, que contará com uma programação diversificada, incluindo um dia de campo, onde serão apresentadas as ações desenvolvidas por professores e estudantes voltadas à agricultura familiar. No dia D serão disponibilizadas ainda as seguintes ações: Cantinho da Leitura, Atividades Educativas e Culturais, Curso de Automaquiagem, Serviços Estéticos, Alistamento Militar e outras atividades nos eixos da saúde, educação e cidadania. 


A gestão municipal acredita que a parceria institucional entre a Prefeitura e as instituições presentes no Município é fundamental para que os munícipes tenham acesso a serviços públicos inovadores e eficientes, ajudando a garantir cidadania e melhoria da qualidade de vida da população.

Veja fotos da abertura do evento na Página da Prefeitura no Facebook