segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Realizada eleição do Conselho Tutelar em São Raimundo das Mangabeiras

Os eleitos, da esquerda, Genes Maria, Leidijane Miranda, Francismar de Sá, Sergiano Soua e Maria de Jesus.
A população da cidade de São Raimundo das Mangabeiras foi às urnas neste domingo,06, para eleger os novos conselheiros tutelares da cidade. 7 candidatos (5 mulheres e 2 homens) disputaram 5 vagas. Foram eleitos: Sergiano Sousa Leite, 864 votos; Maria de Jesus Rodrigues, 746 votos; Leidijane C. Miranda, 729 votos; Genes Maria Barbosa, 689 votos e Francismar da Silva Sá, 680 votos. Adaléia Barbosa, 659 votos e Natan Oliveira, 622 votos, ficaram na suplência. A data de posse do conselho ainda não foi definida.

1.330 (mil trezentos e trinta) pessoas votaram, sendo que 1.303 (mil trezentos e três) foram os votos válidos, 17 (dezessete) nulos e 9 (nove) brancos. Cada eleitor poderia votar em até 5 candidatos, com isso foram totalizados 4.989 votos.

Para a presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Cristiane Araujo Morais, a quantidade de votos foi baixa. Ela atribui isso a um descrédito da população em relação ao conselho tutelar. Para ela, será preciso muito trabalho dos novos conselheiros para reverter esse quadro.

“Eu sabia que não seria uma votação expressa [sic] (expressiva), devido a insatisfação da comunidade com relação a atuação do conselho tutelar. Só que eu digo o seguinte: que esses candidatos, sempre eu disse pra eles: vocês vão ter que trabalhar e mostrar que o conselho tutelar não é aquilo que as pessoas estão dizendo. E ai a gente vai trabalhar três anos e depois desses três anos é que nós vamos fazer uma avaliação, se foi bom ou não esse trabalho”disse Cristiane.

O ministério público, na pessoa do promotor Antônio Lisboa, acompanhou a eleição para garantir que tudo fosse feito dentro da lei. “O papel do Ministério Público nesse caso, apenas é fiscalizar e orientar o CMDCA em qualquer duvida que ocorra. O processo ocorreu dentro da normalidade, foram feitas... o seletivo entre os candidatos, houve uma prova, por mim que foi aplicada, sobre conhecimentos sobre o ECA. Foi feita ainda, uma analise psicológica dos candidatos, que geraram somente esses sete candidatos, que culminou com a eleição. Hoje, cinco pessoas são conselheiros tutelares”.

O candidato mais votado na eleição, Sergiano Sousa Leite, ressaltou que a campanha foi difícil, mas que espera fazer, juntamente com os demais conselheiros, um bom trabalho em defesa das crianças e dos adolescentes. “Primeiro lugar agradecer a Deus, que ele é o nosso protetor, ele é o nosso guia, ele está na frente de tudo. Segundo, agradecer os amigos e as amigas e os eleitores que depositaram o voto de confiança em mim. Foi uma campanha cansativa, deu muito trabalho, mas a gente venceu. Como conselheiro eleito espero, juntamente com meus quatro colegas que foram eleitos juntamente comigo, que a gente faça um excelente trabalho de prioridade às crianças e adolescentes da nossa cidade”.

Os eleitos e suplentes, da esquerda, Genes Maria, Leidijane Miranda, Francismar de Sá, Sergiano Soua e Maria de Jesus e os suplentes Natan Oliveira e Adaléia Barbosa.