quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Membros do executivo e do legislativo tomam posse em São Raimundo das Mangabeiras

Aconteceu na terça feira, 01 de janeiro, a posse dos membros do executivo e legislativo de São Raimundo das Mangabeiras(MA). Foram empossados os 11 vereadores, prefeito e vice-prefeito, e nomeados os secretários municipais. A cerimonia aconteceu na câmara de vereadores e teve inicio por volta das 19:30h.

A cerimonia teve inicio com a posse dos vereadores, sob a presidência do vereador Felix Resplandes (PC do B), secretariado por Jessé Resplandes (PRTB).

Após a posse dos vereadores, aconteceu a eleição da mesa diretora, com duas chapas na disputa, uma encabeçada por Felix Resplandes , sendo composta também por: Professor Jessé, Professor Edivaldo (PRP) e Nonatinho da Papelaria (PSDB); e a outra encabeçada por Júlio da Foto Layser (PRB), composta também por: Socorro Melo (PDT), Irmão Leonardo (PSL) e Ailton Costa (PHS). A eleição foi vencida por Júlio da Foto Layser por 6 votos, contra 5 de Felix Resplandes.

Após a eleição da mesa, o presidente Júlio da Foto Layser deu posse ao prefeito Francismar Carvalho e ao vice-prefeito Charlis Maia.

Felix Resplandes empossa Julio da Foto Layser como presidente da câmara de São Raimundo das Mangabeiras. Foto: Gil Batista-Brazmídia


Na eleição da mesa, tanto Felix, como Júlio, fazem parte da base de apoio ao prefeito Francismar Carvalho (PMDB), sendo que, Júlio foi apoiado pelo prefeito e Felix Resplandes compôs com os três vereadores da oposição (Edivaldo, Nonato e Jessé) e com Emir da Cerâmica (PSD), que também faz parte da base. A entrada na disputa pela presidência, segundo Felix Resplandes, foi para dar autonomia à câmara. Para Júlio da Foto Layser, a câmara tem autonomia e é harmônica com os demais poderes.

“Defendo um poder legislativo autônomo, independente, sem ser subordinado a nenhum outro poder. Que seja um poder legislativo que tenha independência própria para discutir, para debater, sem intervenção e sem influencia de nenhum outro poder. Por isso o que caracteriza essa candidatura ousada é de dizer que o poder legislativo tem que ser independente e autônomo. Ele não deve ser subserviente ao poder executivo, nem ao poder judiciário”, disse Felix Resplandes ao justificar sua candidatura.

“Quero está presidindo essa casa como um presidente que vai se respaldar na transparência, vai se respaldar na igualdade de direitos, na publicidade dos atos, na harmonia entre os poderes, porque os poderes são harmônicos, mas são independentes e para isso tem que ser harmônicos. E nessa casa, senhores vereadores, tem que ter um presidente que tenha esse perfil, que saiba lidar com as demais autoridades, que saiba receber uma governadora de estado, que saiba receber um vice-governador, um juiz de direito, um promotor, enfim, o prefeito”, disse o vereador Júlio da Foto Layser durante seu discurso como candidato a presidência.

O prefeito do município, em seu discurso de posse, disse que fará um grande governo e que ao final dos dois mandatos terá feito o que não foi feito antes, em toda a história do município.

“Vamos fazer sim, dentro de oito anos, o que não fizeram nos 60 anos da história de São Raimundo das Mangabeiras. Tenho convicção e o povo mangabeirense sabe disso, o povo acredita nisso. Eu não sou um ditador, sou um politico articulador...”, disse Francismar, colocando-se a disposição de todos os vereadores para o dialogo. “Estamos de porta aberta para conversar, a qualquer instante e a qualquer momento, sem discriminar nenhum dos senhores”, enfatizou.



Prefeito Francismar Carvalho profere seu discurso de posse. Foto: Gil Batista - Brazmídia

Secretariado municipal

O prefeito Francismar nomeou o secretariado municipal. Não há grandes mudanças com relação aos nomes. Arenaldo saiu da secretaria de finanças e assume a secretaria de administração e patrimônio, deixando a pasta com José Eduardo Carvalho Feitosa Sobrinho. Junior Batateira, que ocupava a secretaria de Administração e patrimônio agora está na secretaria de Cultura. Outro novo nome na lista é o do advogado Gerson Akihiro Kuramoto como Procurador Geral. As demais secretarias permanecem como estavam. Confira a relação abaixo.

Secretário de Administração e Patrimônio – Arenaldo Pereira Lima
Secretário de agricultura Pecuária e Pesca – Aldecy pereira
Secretária de Assistência Social – Maria Betânia Sandes Maia
Secretária de Educação – Teresinha de Jesus Brito Coelho
Secretário de Finanças – Jose Eduardo Carvalho Feitosa Sobrinho
Procurador Geral – Gerson Akihiro Kuramoto
Secretária de Meio ambiente – Joanice Costa Carvalho
Secretário de Cultura – Luis Silveira Lima Junior
Secretário de Saúde – Felix Adilton Gomes Costa
Secretário de Infraestrutura –Rodrigo Botelho Melo coelho
  

Prefeito Francismar nomeia secretário de Finanças, José Eduardo. Foto: Gil Batista - Brazmídia