A excursão teve como guia o Sr. José Coelho dos Santos,ex proprietário das terras onde fica a nascente. O objetivo principal da ida à nascente é criar um momento de reflexão, análise e criar medidas de conscientização para que a mesma seja preservada e que também está relacionada à campanha “Água Fonte de Vida”
“A Campanha relacionada é uma campanha criada a partir da ECO 92 aqui no Brasil e depois foi criada uma campanha pela UNESCO em 2005 e essa campanha encerra em 2015, e esse ano de 2013 ele é o ano D da água em 22 de março, é o ano de cooperação das águas, conhecido como: água fonte de vida”, Disse a professora Gissélia.
Para o professor de agronomia, Armênico, o objetivo, alem levar alguns de seus alunos para de conhecer a nascente, foi mostrar o quanto a mesma está desmatada.
“Aqui no município não temos muitas nascentes, são poucas, e uma nascente importante como a do Rio Neves tem que ser preservada” indagou professor Armênico.
Esteve presente também o professor Felix Bezerra e que juntos com os alunos, se mostrou empolgando em visitar a nascente do rio.
O ano de 2013 foi proclamado pela ONU como o Ano Internacional da Cooperação da Água
O Rio Neves é um rio maranhense, nasce em Fortaleza dos Nogueiras, banha o município de São Raimundo das Mangabeiras e deságua no Rio Balsas na cidade de Sambaiba e precisa de elaboração de medidas práticas para ser preservado.