sexta-feira, 1 de maio de 2015

Realizado Fórum Municipal de Educação de São Raimundo das Mangabeiras

Fonte: Prefeitura de São Raimundo das Mangabeiras

Foi realizado nesta quarta-feira, 29 de abril, o 1º Fórum Municipal de Educação de São Raimundo das Mangabeiras, que debateu propostas para o Plano Municipal de Educação (PME 2015-2025). Vários segmentos sociais que estão direta ou indiretamente relacionados com a educação participaram do Fórum, realizado no auditório da Escola Dom João Bosco (Prédio Monsenhor Barros) durante todo o dia.

As discussões do Fórum servirão de base para o Plano Municipal de Educação, que deverá ser aprovado até o dia 24 de junho, conforme determina a Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, que criou o Plano Nacional de Educação (PNE) para o período de 2014 a 2024. Após a elaboração, o Plano Municipal de Educação seguirá para a Câmara Municipal, onde será debatido e votado pelos vereadores.

O 1º Fórum de Educação de São Raimundo das Mangabeiras contou com a intermediação da professora Luciana Maria Cardoso de Morais França. A Professora Maria de Fátima proferiu palestra sobre O Plano Nacional de Educação, seu principio legal e suas metas. O Fórum foi dividido em 10 eixos: 1 - Acompanhamento, Controle e Avaliação; 2 - Educação Infantil; 3 - Ensino Fundamental; 4 - Ensino Médio Regular; 5 - Educação no Campo e do Campo; 6 - Educação de Jovens, Adultos e Idosos e Educação Especial na Perspectiva Inclusiva; 7 - Educação Superior e Técnico Profissionalizante; 8 - Financiamento da Educação; 9 - Valorização dos Profissionais da Educação; e 10 - Gestão Democrática, Controle Social e Participação. Cada eixo teve suas propostas debatidas em grupo e depois cada grupo apresentou suas conclusões na plenária do Fórum, que aprofundou o debate, aprovando ou recusando propostas.

Durante a abertura do evento, a Secretária Municipal de Educação, Professora Teresinha Brito, destacou que o Fórum discutiria a educação “num contexto local, mas com visão global, com visão de Brasil”. Teresinha justificou a ausência do prefeito Francismar Carvalho no evento, por estar em Brasília em busca de recursos para o município, inclusive para a educação. A Secretária conclamou a todos para se considerarem “navegantes do mesmo barco” com o objetivo de vencer os desafios e construir uma educação melhor.

“Temos absoluta certeza das nossas limitações, dos desafios que nós temos para enfrentar, como: alcançar o IDEB projetado para o ano de 2015; para o qual eu conclamo os professores, verdadeiros operacionais do ensino, aqueles que fazem a educação melhorar de qualidade”. Também participaram da mesa de abertura do evento: Professora Edinalva Solino, Coordenadora Geral de Ensino; Gissélia Santana, Presidente do Conselho Municipal de Educação; Felix Resplandes, Presidente do Sinproesemma (Sindicato dos Professores); Professor Firmino, Diretor Geral do IFMA Campus de São Raimundo das Mangabeiras; Júlio da Foto Layser, Vereador; Professor Edivaldo, Vereador; Irmão Leonardo, Presidente da Câmara de Vereadores; Tenente Furtado, Comandante da Polícia Militar em São Raimundo das Mangabeiras; e Professor Jessé Resplandes, Vereador. A abertura do Fórum contou com momento ecumênico, conduzido pelo Padre Jorge e pelo Irmão Josenias, apresentação cultural e execução dos hinos Nacional e Municipal.

Além de organizar a Conferência de Educação, o Fórum Municipal de Educação de São Raimundo das Mangabeiras deve representar os mais diferentes segmentos da sociedade, ser o canal de comunicação entre a população e o poder público, coordenar a elaboração participativa do Plano Municipal de Educação e, após sua aprovação, ser o responsável pelo monitoramento de suas metas.