quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Audiência discutiu medidas de combate ao mosquito Aedes Aegypti em São Raimundo das Mangabeiras


A Secretaria Municipal de Saúde de São Raimundo das Mangabeiras realizou nesta quarta-feira, 20, uma audiência pública para tratar de medidas de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor do vírus da dengue, zika e da chikungunya.

O evento teve por tema: “Nossa Região contra o mosquito Aedes Aegypti” e foi realizado na Câmara de Vereadores, contando, principalmente, com a presença de servidores da saúde, como agentes comunitários de saúde, agentes de endemias, representantes da vigilância epidemiológica, vigilância sanitária e outros.

A audiência foi mediada pela Secretária Municipal, Maria José, pelo Coordenador da Vigilância Epidemiológica, Anildo Oliveira, e pela enfermeira Talita Sousa, da Unidade Regional de Saúde de Balsas.

Anildo apresentou o “Plano de Contingência de Dengue, Chikungunya e Zika vírus de São Raimundo das Mangabeiras”, que tem como metas: Evitar a letalidade por dengue hemorrágica; capacitar profissionais de saúde (médicos e enfermeiros) das Unidades de Referência municipal e em especial da Atenção Básica no diagnóstico e manejo clínico do paciente; acompanhar os resultados dos exames sorológicos nos laboratórios da rede particular; reduzir índice de infestação predial abaixo de 1% como pactuado; e ter uma cidade limpa com elevada qualidade de vida.

Em sua apresentação, Talita falou dos Aspectos clínicos e epidemiológicos da Dengue, Chikungunya e Zika vírus. Ela falou ainda do protocolo estadual de microcefalia.

O evento foi prestigiado ainda por diversas autoridades do município, como o Promotor de Justiça Thiago Barbosa Bernardo, pelos vereadores Júlio da Foto Layser, Irmão Leonardo e Alessandra Alvarenga e pela Secretária Municipal de Meio Ambiente Joanice Costa.