quarta-feira, 20 de junho de 2012

Formada a 5ª turma do Proerd em São Raimundo das Mangabeiras

Ocorreu na manhã desta quarta-feira, 20, na sede do Poder Legislativo de São Raimundo das Mangabeiras, Casa do Povo João Carvalho, a solenidade de formatura da 5ª turma do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Raimundo das Mangabeiras, onde se formaram 135 alunos do 5º ano do ensino fundamental.

A cerimônia contou com a presença do Tenente Coronel PM Comandante do 4º BPM e Coordenador Setorial do Proerd, Marco Antonio Alves da Silva, da secretária municipal de educação Teresinha de Jesus Brito Coelho, do Capitão QOPM comandante da 3ª Companhia de Policiamento, Carlos Rogério Ferreira Rosa, da Presidente da Câmara de Vereadores, Maria do Socorro Melo Coelho, do Pastor da Igreja Evangélica Assembléia de Deus de S. R. das Mangabeiras, Evaldo Barbosa da Silva, da Presidente do CMDCA, Christiane Araújo Morais, do Conselho Tutelar na pessoa de Sergiano Pereira Leite, da diretora da Escola Municipal Manoel da Silva Costa Maria da Paz Gomes, da coordenadora do Creas, Carmem Lúcia Gomes. Familiares dos formandos se fizeram presentes.

O evento iniciou com a entrada das bandeiras do Brasil, Estado e Município conduzidas por alunos da Escola Dom Rino Carlesi, Escola Manoel da Silva Costa e Unidade Escolar Dom João Bosco respectivamente. As bandeiras foram colocadas nos seus lugares e logo depois foi cantado o hino nacional.

Em seguida o Pastor da Igreja Assembléia de Deus, Evaldo Barbosa da Silva, transmitiu uma mensagem e uma das alunas formadas cantou um hino evangélico.

Posteriormente, o mestre de cerimônias contou um pouco da história, da presença, dos números e resultados do Proerd, no Maranhão, Brasil e no Mundo. Foram apresentados os instrutores do 4º Batalhão de Polícia: Cabo Clarindo, Cabo James, Cabo Josenias, SD Chaves e SD Josiel. Seguiu com a palavra do instrutor responsável pelos formados, Josenias.

Teve ainda, a entrada do Pavilhão Nacional, pelo 2º Ten. Pedro Paulo Lustosa Nogueira, para o juramento dos alunos.

Houve a palavra da Secretária de Educação Terezinha de Jesus Brito Coelho e posteriores apresentações artísticas dos alunos da Unidade Escolar Manoel da Silva Costa, Escola Dom Bosco e Ceci Teixeira respectivamente.

Foram premiados os alunos que se destacaram nas redações, que são feitas no final de cada semestre. 1º, 2º, e 3º colocados levaram uma bicicleta. O 1º lugar fez a leitura de sua redação.

1º lugar – Otávio de Sousa Oliveira da Escola Municipal Dom João Bosco;

2º lugar – Camila Cavalcante de Oliveira da Escola Municipal Ceci Texeira;

3º lugar – Leandro Alves Teixeira da Escola Manoel da Silva Costa;

O evento foi finalizado, com os alunos formados cantando a Canção do Proerd.

Sobre o Proerd
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência foi criado em 1992. É um programa com caráter social preventivo, que tem como objetivo prevenir o uso/abuso indevido de drogas entre crianças e adolescentes, inserindo-lhes a necessidade de desenvolverem as suas potencialidades para que alcancem de maneira completa e plena seus sonhos de uma sociedade mais justa e segura, bem como reforçar a autoestima, lidar com as tensões, resistir as pressões dos companheiros e da mídia, além de desenvolver a civilidade e auxiliá-los no pleno exercício de sua cidadania.

Hoje presente em todos os estados da Federação e em mais de 60 países, o Proerd desenvolveu-se inicialmente no Brasil, através da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. Foi implantado no Maranhão em 2002. Hoje conta com 105 instrutores em todo o Estado. Foi implantado em Balsas em fevereiro de 2006. No Estado do Maranhão a Polícia Militar formou mais de 300 mil jovens, na área do 4º BPM esse número chega a 15.164 alunos formados.





1º lugar – Otávio de Sousa Oliveira da Escola Municipal Dom João Bosco.
2º lugar – Camila Cavalcante de Oliveira da Escola Municipal Ceci Texeira.
3º lugar – Leandro Alves Teixeira da Escola Manoel da Silva Costa