segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Realizada 3ª Semana do Bebê Mangabeirense


Foi realizada entre os dias 18 e 22 de novembro a 3ª Semana do Bebê Mangabeirense com o tema: Atenção Primaria em Saúde Materno Infantil. Durante a semana, diversas palestras destinadas às gestantes e mães que estão no período de amamentação. No encerramento da programação, na sexta feira, 22, foi realizada uma programação especial, com sorteio de prêmios e apresentação da bebê prefeita 2013, a Jeniffer, que recebeu a chave da cidade do bebê prefeito de 2012, o José armando Cardoso da Silva, que teve o seu aniversário comemorado durante a cerimônia.

A cerimônia contou com a presença de servidores das secretarias de Saúde e Assistência Social e do vice-prefeito Charlis Maia, representando o prefeito Francismar Carvalho.

“Faço um apelo às mães, que também colaborem com os nossos representantes na saúde, na assistência social, que procuram buscar uma parceria com vocês no que diz respeito ao acompanhamento no dia a dia (pré-natal). O futuro com bons frutos virá se essas crianças forem bem preparadas, forem bem instruídas, forem bem acompanhadas, não só pelos nossos agentes, como também pelos familiares, dando informação e tudo aquilo que for preciso”, disse o vice-prefeito Charlis Maia.

A Secretária de Assistência Social, Betânia Maia, avaliou positivamente a 3ª Semana do Bebê.

“Mais uma vez, no terceiro ano da semana do bebê mangabeirense, alcançamos os objetivos. Foi uma semana, todos os dias com palestras informativas de grande proveito, profissionais qualificados e um público alvo, graças a Deus, superado”, destacou Betânia.

Por dia, cerca de 30 gestantes participaram das palestras, além de agentes comunitários de saúde e servidores públicos interessados em obter mais informações sobre os temas abordados, que foram: Desenvolvimento da Comunicação Infantil e Amamentação, Auto Estima no Período Gestacional, Pré-Natal, Atenção Odontológica à Gestante, Higiene Pessoal, Gravidez na Adolescência, A Importância do Vínculo Emocional Materno Infantil e Alimentação Saudável.

A gestante, Daiane, participou de quatro, dos cinco dias de palestras, para ela foi um momento de muito aprendizado.

“Achei muito ótimo, pois aprendi muitas coisas que eu não sabia muito, mas, agora, a partir do que eu aprendi aqui, com certeza vai ficar gravado e pode ter certeza que eu vou me cuidar muito bem”.

A semana do bebê é realizada desde 2011. Naquele ano, a Laura foi a bebê prefeita, em 2012 ela passou a chave para o José Armando, que este ano passou para Jeniffer. O bebê prefeito ou prefeita, de cada ano, é sempre a primeira criança que nascer no primeiro dia da semana do bebê. A Jeniffer nasceu no dia 18 de novembro às 2 horas da manhã.

Veja Vídeo