segunda-feira, 9 de junho de 2014

Ouvidora de Segurança Pública visita São Raimundo das Mangabeiras e aponta deficiências

A Ouvidora Estadual de Segurança Pública do Maranhão, Elivania Estrela, esteve em São Raimundo das Mangabeiras na quinta-feira, 05. Ela visitou os órgãos da segurança pública no município, Delegacia de Polícia Civil e Quartel da Polícia Militar, e falou com a comunidade, em reunião realizada no Centro São Francisco. Ela estava acompanhada da Assessora da ouvidoria, Elisabete Cardoso, e de João Antônio, que faz parte da CPT/Balsas (Comissão Pastoral da Terra).

“A visita a São Raimundo das Mangabeiras está sendo muito proveitosa, tanto pelo contato com a comunidade - que é a minha prioridade, fazer as pessoas entenderem o papel desse órgão de controle social, que ainda é muito novo, portanto desconhecido pela maioria do cidadão -, mas também [pelo] contato com os servidores da segurança pública, policiais, delegado e outros servidores que prestam serviço à segurança pública do Maranhão”, disse Elivania.

Elivania encontrou problemas estruturais na Delegacia de Polícia Civil, que foi reformada recentemente pela população, bem como no Quartel da PM, que está sendo reformado pela prefeitura do município. Para ela o estado investe pouco na Segurança Pública.

“Fiquei muito triste, porque o estado do Maranhão, com o potencial que tem, com a riqueza que tem, ainda investe pouco em segurança pública. E ai você ver uma riqueza de recursos humanos, profissionais preparados, [...] Mas, a estrutura é mínima, quando você ver a delegacia que foi reformada pela comunidade, com recursos próprios, doações, com o apoio do ministério público... E mesmo assim, com esse esforço da comunidade, eu percebi que ainda falta muito para melhorar as condições de trabalho dos funcionários da segurança pública nesse espaço... Na Polícia Militar, você está vendo um prédio sendo reformando, mas com esforço do próprio município”, destacou Elivania.

Elivania disse que informará à Secretaria de Segurança pública os problemas encontrados no município e pedirá melhores condições de trabalho para os policiais, que, na policia civil, têm que cuidar dos presos, trabalho que deveria ser da Secretaria de justiça e administração penitenciária (SEJAP). “quando o delegado, o escrivão, o investigador, ele se concentra para cuidar do apenado ele deixa de executar o seu trabalho de policial, de investigação, de cuidado com a comunidade, de mobilizador social”.

Para Elivania, é importante “que a comunidade se organize, a comunidade lute, a comunidade se apodere desses órgãos de controle social, que possa cobrar do estado o seu papel e assim tenha mais segurança aqui para o município”.

Desde que tomou posse como ouvidora, em 2013, Elivania tem por objetivo visitar todos os 217 municípios maranhenses, até agora já foram mais de 50. No final do mandato ela apresentará um diagnóstico da segurança pública do Maranhão ao governo do estado.

Para entrar em contato com a ouvidoria Segurança Pública do Maranhão:
Telefone: 99 3217-4077
E-mails: ouvidoriama@gmail.com / ouvidoria@ssp.ma.gov.br