segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Prefeitura de São Raimundo das Mangabeiras realizada IV Semana do Bebê Mangabeirense


Foi realizada entre os dias 24 e 28 de novembro, em São Raimundo das Mangabeiras, a IV Semana do Bebê Mangabeirense. Diversas palestras, destinadas principalmente às gestantes, foram realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O encerramento da semana foi realizado na sexta-feira, 28, com um evento no Clube Recreativo Mangabeirense. A primeira-dama do município, Wanda Carvalho, representou o prefeito Francismar Carvalho. As secretárias, Betânia Maia (Assistência Social) e Maria José (Saúde) participaram da cerimônia, além de servidores das referidas secretarias, bem como da secretaria de Educação e outras. A Semana do Bebê Mangabeirense é realizada desde 2011, tendo gestantes e crianças de 0 a 6 anos como público-alvo.

Durante a programação de encerramento foram sorteados, às gestantes e crianças, cerca de 100 presentes doados pela primeira-dama. Foi realizada também a apresentação da bebê prefeita 2014, a Ilaine, que nasceu no dia 25, e que recebeu a chave da cidade da bebê prefeita de 2013, Jeniffer, que teve o seu aniversário comemorado durante a cerimônia.

A primeira-dama do município, a empresária Wanda Carvalho, que está sempre acompanhando as ações da Secretaria de Assistência Social, destacou que se sente “feliz e realizada por estar por trás desse trabalho” e que fica “muito feliz em ver o sorriso de cada criança e de cada gestante” que é beneficiada pelas ações.

A Secretária de Assistência Social, Betânia Maia, avaliou que “o objetivo foi alcançado” e que a parceria entre as secretarias para a realização do evento é importante, pois “em conjunto todo mundo consegue os objetivos que deseja e todos os indicadores [para a obtenção do Selo UNICEF], com certeza, serão melhorados”.

A Secretária de Saúde, Maria José, destacou que a Semana do Bebê apresentou “ótimos resultados” e agradeceu a todos que se empenharam para que os objetivos fossem alcançados. “Eu só tenho a agradecer a todas as UBSs, a todos os profissionais que se esforçaram, que deram as suas palestras, [atingimos] um numero de gestante muito grande e é justamente esse o objetivo da semana do bebê, é chegar nesse público e orientar, conscientizar das necessidades das consultas de pré-natal, de no mínimo sete consultas, da necessidade das nossas crianças serem vacinadas”.

Para a realização da semana do bebê, diversos profissionais, das áreas: médica, enfermagem, odontologia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição e outras, de diversas secretarias municipais, se empenham para o cumprimento da programação. As atividades concentram-se nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e contaram com palestras, destinadas às gestantes, sobre: Saúde Bucal na Gestação; Saúde Bucal na Primeira Infância; a importância das suplementações vitamínicas, ferro e vitamina A e o uso abusivo de cálcio; Hipertensão e Diabetes Gestacional; além de atividades fisioterapêuticas como, Shantala e exercícios de Kegel. Na quinta-feira, 27, no Clube Recreativo, aconteceu a ação preventiva “Todos juntos pela 1 ª infância”, que contou com atualização de carteiras de vacina de crianças e gestantes, suplementação de ferro e vitamina A.

A IV Semana do Bebê Mangabeirense foi realizada através da parceria entre as secretarias municipais de Assistência Social, Saúde e Educação, o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e a Comissão pró-selo UNICEF edição 2013-2016. São Raimundo das Mangabeiras concorre ao Selo UNICEF município aprovado edição 2013-2016. O município ganhou o selo da edição 2009-2012.

Bebê prefeita ou prefeito

No primeiro ano da semana do bebê, 2011, a Laura foi a bebê prefeita, em 2012 ela passou a chave para o José Armando, que passou a chave para Jeniffer em 2013, que passou a chave para Ilaine em 2014. O bebê prefeito ou prefeita, de cada ano, é sempre a primeira criança que nascer no primeiro dia da semana do bebê. A Ilaine nasceu no dia 25 de novembro por volta das 11 horas da manhã, de parto cesariana, pesando 4 kg, filha de Rosélia e Isaias, que residem no Povoado Pé da Ladeira. A bebê prefeita também ganhou um carrinho de bebê, doado pela primeira-dama.

Sobre o Selo UNICEF Município Aprovado

O Selo UNICEF Município Aprovado é uma iniciativa para melhorar as condições de vida das crianças e dos adolescentes no Semiárido e na Amazônia Legal Brasileira, áreas que concentram o maior número de meninos e meninas em situação de vulnerabilidade.

A iniciativa vem contribuindo para que o Brasil alcance os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) relacionados à população de até 17 anos, reduza as disparidades regionais e avance na universalização dos direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente.

Neste ano, o município realizou, no dia 10 de junho, o 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF Município Aprovado edição 2013-2016 (Veja AQUI).