quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

Escola Moranguinho inicia 2021 realizando formação com a equipe e implementando um novo programa educacional


A Escola Moranguinho realizou entre os dias 04 e 06 de janeiro uma formação destinada  a toda a equipe da escola. O momento marcou o lançamento do programa educacional “Líder em Mim”. A formação foi ministrada pelo Professor Marcel Ferrada,  Psicólogo, Mestre em Administração e Facilitador do Programa Líder em Mim.

O programa “Lider em Mim” se propõe a promover mudança comportamental em educadores, crianças e adolescentes, para que desenvolvam as competências socioemocionais necessárias aos desafios deste século e se  tornem protagonistas de suas próprias vidas e da transformação da sociedade.

O programa começou com um treinamento para professores e demais integrantes da equipe escolar, distribuídos em 3 dias consecutivos. O treinamento proporcionou a imersão dos participantes em cada um dos 7 Hábitos do líder e os direcionou a implementá-lo na escola.

Marcel Ferrada destaca que o programa desenvolve competências de liderança,  possibilitando o fortalecimento de “atributos que vão dar oportunidade de tomar e decidir escolhas muito mais assertivas, criando ferramentas internas para saber lidar com situações da vida cotidiana”.

Teresinha Brito ressalta que um dos objetivos principais do programa é auxiliar na preparação dos alunos para a vida, “como ter seus relacionamentos, como desenvolver a empatia, como transformar comportamentos”.

Assista!


Sobre o Líder em Mim 

O programa foi desenvolvido nos EUA, baseado em estudos de doutorado de Stephen R. Covey, autor do consagrado livro “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”, e adaptado à realidade brasileira para escolas do nível básico. O programa atende a crianças de 4 e 5 anos do Ensino Infantil e do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Por meio da vivência dos 7 hábitos e com a quebra de paradigmas, o Líder em Mim vem ajudando alunos e educadores a enxergarem as situações de uma forma diferente (VER), mudando comportamentos (FAZER) e, assim, alcançando resultados novos e consistentes (OBTER).

A Escola Moranguinho adota esse novo projeto educacional com o objetivo de promover a estruturação do currículo socioemocional, possibilitando o desenvolvimento das competências do século 21, necessárias para tornar os alunos mais independentes e confiantes, para que sejam felizes na escola e na vida, e para que sejam agentes transformadores de uma sociedade melhor.

Saiba mais sobre o modelo de vivência socioemocional

A aprendizagem socioemocional é o processo de aquisição de habilidades sociais e emocionais e é tão importante quanto aprender a ler ou a calcular. Além disso, contribui nas funções cognitivas de interpretação, reflexão, raciocínio e resolução de problemas, colaborando tanto para o sucesso acadêmico quanto para o sucesso na vida pessoal e profissional.

Com o domínio socioemocional é possível ajudar os alunos a conhecerem o que gostam de estudar, como aprendem de maneira mais eficaz, em que costumam errar, quais são as emoções que os dominam quando fracassam ou são provocados. E em particular, estimulá-los a descobrir quais são seus sonhos e de que forma persistir em alcançá-los.

Sobre a Escola

Com  33 anos de história na educação de São Raimundo das Mangabeiras, a Escola se destaca por sua qualidade de ensino, construída a partir de vasta capacitação de toda a equipe com formação continuada e acompanhamento, diário, por parte da coordenação e direção pedagógicas de todas as atividades realizadas.








Fonte: Escola Moranguinho