sábado, 13 de junho de 2015

Superintendente Regional Felix Resplandes visita escritório da Caema de São Raimundo das Mangabeiras


O Superintendente de Articulação Regional de São Raimundo das Mangabeiras, Felix Resplandes, visitou nesta sexta-feira, 12, o escritório da CAEMA (Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão) do município, onde conversou com o encarregado Hideraldo Coêlho Santana, que falou dos problemas da empresa no município e de ações, tanto emergenciais como de longo prazo, que são necessárias para a melhoria do abastecimento de água na cidade.

Embora Hideraldo já mantenha contato com o escritório regional da Caema, em São João dos Patos, para solicitar a resolução dos problemas, ele vai entregar ao superintendente um relatório com as necessidades do sistema de abastecimento de água no município, como a necessidade de uma bomba mais potente, a curto prazo, e a necessidade de uma nova estação de tratamento para atender toda a cidade – incluindo os novos bairros –, a longo prazo.

Felix Resplandes explicou que as visitas aos órgãos estaduais, das cidades que compreendem a superintendência, é uma das suas atribuições como superintendente. Ele disse que o encarregado da Caema em São Raimundo das Mangabeiras o recebeu bem e mostrou a realidade do órgão, “que é uma realidade bastante difícil, que é de uma necessidade, a médio prazo, de se ter uma nova estação de tratamento de água e, de imediato, de alguns recursos para que seja amenizada a situação”. Resplandes disse que vai encaminhar as demandas ao governo, na tentativa de “sensibilizar o governador de que água em Mangabeiras é prioridade, junto com saúde, prioridade número um”.


Hideraldo considerou “muito importante” a visita do superintendente, pois entende que o mesmo levará ao governo do estado todas as necessidades do sistema. “Aqui, por exemplo, estamos com um problema seríssimo de falta de água porque não estamos produzindo o suficiente. Precisamos de um equipamento maior, de imediato, porque está chegando a estiagem, e o consumo, nesse período, sempre é muito mais alto, porque tem o consumo e muita gente desperdiça água”.

As Superintendências Regionais do Maranhão são órgãos públicos, vinculadas à Secretaria de Estado de Assuntos Políticos e Federativos, e instaladas em municípios escolhidos com base em parâmetros e indicadores socioeconômicos. A superintendência de São Raimundo das Mangabeiras abrange, além deste, os municípios de Sambaíba, Loreto, São Felix de Balsas, São Domingos do Azeitão e Benedito Leite. A Superintendência conta também com três Assessores de Articulação Regional, que são: Tiago Ribeiro Dantas, Josefa Alves da Costa Neta e Jean Paulo Costa Carvalho.
Felix Resplandes, Superintendente Regional, e Hideraldo, encarregado pelo escritório da Caema em São Raimundo das Mangabeiras.

Caema enfrenta problemas estruturais em São Raimundo das Mangabeiras. Superintendente vai informar os problemas ao governo para a busca de soluções.