quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Realizada IV Conferência dos direitos da Criança e do Adolescente de São Raimundo das Mangabeiras

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em parceria com a prefeitura municipal, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho, realizou nesta terça-feira, 22 de setembro, a IV Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Raimundo das Mangabeiras, no auditório da Câmara de Vereadores. O evento contou com a presença de crianças e adolescentes, de representantes de diversos conselhos municipais, representantes do executivo e legislativo municipal e de outras entidades. A conferência teve por tema: “Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes – fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente”.

A palestra magna do evento foi proferida por Edla Magalhães e teve o mesmo tema da conferência. Além da palestra, os participantes se reuniram em grupos temáticos, discutiram e formularam propostas para as políticas públicas relacionadas aos Direitos da Criança e do Adolescente a nível municipal, estadual e federal. Ao final da conferência, foram eleitos delegados para participarem da Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.

A mesa de abertura da conferência foi composta por: Professora Teresinha Brito, Secretária Municipal de Educação; Maria José, Secretária Municipal de Saúde; Betânia Maia, Secretária Municipal de Assistência Social e Trabalho; Francisdalva Sousa, vice-presidente do CMDCA; Carmen Lúcia, Coordenadora do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social); Rian Brito, adolescente, representando as crianças e adolescentes; e Irmão Leonardo, presidente da Câmara de vereadores.

A gestão municipal de São Raimundo das Mangabeiras vem dando especial atenção às conferências municipais, espaços destinados a ouvir a população sobre as políticas públicas inerentes a cada conferência. Dentre as conferências já realizadas em 2015, estão: V Conferência Municipal de Saúde, V Conferência Municipal de Assistência Social e a I Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. Na área da educação, foi realizado o I Fórum Municipal de Educação de São Raimundo das Mangabeiras.