terça-feira, 27 de outubro de 2015

Professores e alunos do IFMA de São Raimundo das Mangabeiras participam de seminário ambiental


Com o objetivo de debater o desenvolvimento sustentável e temas afins, estudantes do curso de Meio Ambiente no Campus São Raimundo das Mangabeiras participaram do 2º Seminário Ambiental, realizado em Imperatriz. Ao todo, 32 alunos do terceiro ano (ensino médio integrado) viajaram à região tocantina, acompanhados dos professores Leandro Barbosa do Amaral Guimarães, coordenador do curso, e Rosimiro Araújo do Nascimento.

Segundo informações dos organizadores, o evento ocorreu entre os dias 14 e 16 de setembro, e teve como tema “Cidade Sustentável e Cidadania”. Abordaram-se questões ligadas ao urbanismo (planejamento, mobilidade e arborização), prevenção de desastres, áreas de proteção permanente, parques e áreas verdes, consumo sustentável, educação ambiental, agenda e responsabilidade socioambiental no setor público, uso racional dos recursos, gestão integrada de resíduos, qualidade de vida no trabalho, dentre outras.

Entre os palestrantes do Seminário, servidores do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e promotoria de justiça, professores do IFMA e da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e representantes de entidades, além da participação de Hamza Rafeeq, embaixador de Trinidad e Tobago no Brasil.

“Foi muito gratificante participar do evento, e ainda ver a empolgação dos alunos em se depararem com projetos que foram implantados”, disse Leandro Guimarães, que teve a oportunidade de ministrar uma palestra. O professor ressaltou que algumas iniciativas poderão ser implantadas no Campus Mangabeiras, como a agenda ambiental para a administração pública (A3P) e projetos sobre educação ambiental.

Para os participantes do IFMA, o Seminário Ambiental se consolida como evento técnico e científico referente ao tema da sustentabilidade urbana e cidadania, pela proposta de abordar os desafios e oportunidades para que as cidades tenham um desenvolvimento sustentável. Consideraram ainda que foi apresentada uma visão ampla do assunto do ponto de vista ambiental, social e econômico.

Evento sem fins lucrativos, o 2º Seminário Ambiental foi organizado pelo Conselho Municipal do Meio Ambiente (COMMAM) com o apoio da Prefeitura de Imperatriz e parceria da Associação dos Municípios da Região Tocantina (AMRT).

Participantes discutiram desenvolvimento sustentável, urbanismo e cidadania
Fonte: Portal IFMA