sexta-feira, 16 de outubro de 2015

São Raimundo das Mangabeiras sedia Assembleia Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável


Foi realizada nesta quinta-feira, 15 de outubro, em São Raimundo das Mangabeiras, a Assembleia Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável Cerrado Sul Maranhense. O evento aconteceu no auditório da Câmara de Vereadores e contou com a participação de representantes do poder público e da sociedade civil dos municípios que compõem o Território de Desenvolvimento Rural Sustentável Cerrado Sul Maranhense.

Durante a Assembleia foi apresentado o processo de construção do Território do Cerrado Sul, o contexto nacional e estadual da política de desenvolvimento dos territórios rurais e o sistema SAF/AGERP com enfoque na política de desenvolvimento territorial. Foram realizadas também discussões em grupo, onde foram discutidas prioridades para a atuação do colegiado territorial e a indicação de membros para a composição do referido colegiado, composto por dois representantes da sociedade civil organizada e dois representantes do poder público de cada município que faz parte do território.

O evento foi mediado por Aldecy Pereira, Gerente Regional da AGERP/Balsas (Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão). Aldecy foi um dos articuladores da criação do Território de Desenvolvimento Rural Sustentável Cerrado Sul Maranhense, em 2009. À época, Aldecy era Secretário de Agricultura de São Raimundo das Mangabeiras. Atualmente, o território é coordenado por Pedro Paulo, representante da sociedade civil de Loreto.

Representantes de diversas instituições, tanto governamentais quanto da sociedade civil, prestigiaram o evento, dentre os quais: Felix Resplandes, Superintendente de Articulação Regional de São Raimundo das Mangabeiras; Irmão Leonardo, presidente da Câmara de São Raimundo das Mangabeiras; Francisco Santana, Secretário de Agricultura de São Raimundo das Mangabeiras; Joaquim Alves, Secretário de Política Agrícola e Meio Ambiente da Fetaema e membro do conselho estadual de desenvolvimento rural sustentável; Pedro Pascoal, diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) da Agerp; Roberto Vargas, vice-prefeito de São Pedro dos Crentes; Asaf Sobrinho, vereador de São Pedro dos Crentes; e Ana Amélia, Irmã de São José.

O Território de Desenvolvimento Rural Sustentável Cerrado Sul Maranhense é composto por 16 municípios: Alto Parnaíba, Balsas, Benedito Leite, Carolina, Feira Nova do Maranhão, Formosa da Serra Negra, Fortaleza dos Nogueiras, Loreto, Nova Colinas, Riachão, Sambaíba, São Domingos do Azeitão, São Felix de Balsas, São Pedro dos Crentes, São Raimundo das Mangabeiras e Tasso Fragoso.

Fotos do evento na página do blog Memórias de Mangabeiras no Facebook.


Foi realizada nesta quinta-feira, 15 de outubro, em São Raimundo das Mangabeiras, a Assembleia Territorial de...
Posted by Memórias de Mangabeiras on Sexta, 16 de outubro de 2015