terça-feira, 20 de outubro de 2015

Promotor averigua irregularidades ambientais no Riacho Cachoeira; Um inquérito civil será instaurado


O Promotor de justiça da Comarca de São Raimundo das Mangabeiras, Thiago Barbosa Bernardo, realizou nesta terça-feira, 20 de outubro, visita a algumas chácaras e à nascente do Riacho Cachoeira, responsável pelo abastecimento de água na cidade. As visitas foram para averiguar denuncias de irregularidades ambientais, pois neste domingo, 18, o riacho apresentou volume de água abaixo do habitual, causando preocupação à população.

O promotor informou que dentre os problemas encontrados estavam algumas barreiras e barricadas em determinados pontos do riacho e o fato da área mínima de preservação permanente não estar sendo mantida. “A partir disso, colhemos os nomes desse pessoal que tem irregularidades, vamos convidá-los para virem à promotoria para tomar as medidas cabíveis, vamos orientar inicialmente e posteriormente poderemos tomar outras medidas”, explicou o promotor.

O promotor informou ainda que irá instaurar um inquérito civil “para acompanhar de perto essa situação” e que vai “requisitar ao município que contrate profissionais habilitados” para que apresentem laudos técnicos desde as nascentes do Riacho Cachoeira até o seu final “e partir disso tomar outras medidas legais, judiciais, se necessário”.

O representante do Ministério Público estava acompanhado de policiais militares, incluindo o comandante do policiamento na cidade, Tenente Furtado, de representantes da Secretaria de Meio Ambiente, de Agricultura e do departamento de comunicação do município, dos vereadores Irmão Leonardo e Cobra, dentre outras pessoas.

Fotos do Riacho Cachoeira com pouca água, que circulam nas redes sociais desde domingo, 18, causaram preocupação nos mangabeirenses (VEJA AQUI). Os internautas relatam que é preciso fazer algo para salvar o riacho e cobraram um posicionamento das autoridades. Nesta segunda-feira, 19, o assunto foi bastante debatido na sessão ordinária da câmara de vereadores, que contou com a presença do promotor de justiça, da secretária de Meio Ambiente, Joanice Costa, do delegado da Polícia Civil, Erich Feitosa Gomes, do Diretor regional da AGERP, Aldecy Pereira, dentre outros.


Veja mais fotos na Página do Blog no Facebook.

O Promotor de justiça da Comarca de São Raimundo das Mangabeiras, Thiago Barbosa Bernardo, realizou nesta terça-feira,...
Posted by Memórias de Mangabeiras on Terça, 20 de outubro de 2015