sábado, 6 de agosto de 2011

Lançado edital para eleição do Conselho Tutelar de São Raimundo das Mangabeiras

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de São Raimundo das Mangabeiras lançou na quinta feira, 4, o edital para a eleição de novos conselheiros tutelares do município para o triênio 2011/2014. As pré-inscrições de candidatos acontecem de 08 a 13 de agosto e a eleição no dia 24 de setembro. Serão eleitos 5 conselheiros. A remuneração é de 1 (um) salário mínimo com carga horária de 8 horas diárias e sistema de plantões noturnos, finais de semana, feriados e quando forem convocados pelo CMDCA.

Para ser conselheiro tutelar os candidatos devem ter idade igual ou superior a 21 anos, morar no município a no mínimo 5 anos e ter trabalhado por pelo menos 2 anos, em trabalho ou atividade sistemática com criança ou adolescente. O processo de seleção dos conselheiros será dividido em duas etapas, curso de capacitação e eleição. O curso de capacitação e avaliação será ministrado pelo promotor do município, Antônio Lisboa. Os pré-candidatos serão considerados candidatos após serem aprovados no curso de capacitação, que será sobre o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e a realidade do município.

As pré-inscrições serão realizadas na sede do CMDCA à Rua José do Egito S/N Centro das 08:00 às 12:00 e das 14:00 as 18:00. Para se inscrever é necessário apresentar os seguintes documentos: Comprovante de residência do pré-candidato autenticado; cópia autenticada da carteira de identidade; cópia autenticada do CPF; cópia autenticada do Título de eleitor e comprovante de votação na última eleição ou certidão de quitação eleitoral; currículo; 2 (duas) fotos 3x4 atual; relatório circunstanciado de entidade, comprovado experiência de no mínimo 2 (dois) anos em trabalho ou atividade sistemática na área da criança e do adolescente; certidão negativa de antecedentes civis e criminais expedidas pelos respectivos cartórios distribuidor cível e criminal da comarca; certificado de conclusão do ensino médio ou declaração com o visto do órgão competente autenticado; declaração de tempo de residência, com assinatura de 02(duas) testemunhas, devidamente identificada (RG e CPF); declaração de idoneidade assinada por punho próprio; certificado de conclusão de curso básico de informática ou declaração de conhecimento na área.

A reunião de apresentação do edital, realizada na quinta feira (04), foi presidida pela presidenta do CMDCA, Cristiane Araujo Morais e contou com a presença de representantes das entidades: Ministério Público, Igreja do Evangelho Quadrangular, Igreja Presbiteriana do Brasil, Igreja Católica, Igreja Adventista do Sétimo Dia, Pastoral do Menor, Projeto Vida Feliz, Pastoral da Criança, Conselho municipal de Assistência Social, Câmara de vereadores, Secretaria municipal de Assistência Social e Trabalho, Pastoral da Juventude, Comissão Pró Selo Município Aprovado do UNICEF, Rádio Comunitária FM Rio Neves, Grupo de Capoeira do bairro Vila Ceci e Grupo de teatro Faces Mangaba.