segunda-feira, 29 de agosto de 2011

São Raimundo das Mangabeiras vive dias de festa com o festejo de São Raimundo Nonato

Uma tradição de décadas se renova a cada ano na cidade de São Raimundo das Mangabeiras, é o festejo do padroeiro da cidade, São Raimundo Nonato. Milhares de fieis do município e de outras cidades professam durante 10 noites, entre 22 e 31 de agosto, a fé que tem no santo. Em 2011 o festejo tem por tema: “De mãos Dadas Pela Vida do Planeta”, refletindo sobre o tema da campanha da fraternidade 2011, “Fraternidade e a Vida no Planeta”.

Tradicionalmente, o festejo tem inicio com o levantamento do mastro, que anuncia o inicio da festa, dia 21 de agosto. Um dos pontos fortes do festejo é a realização da missa do vaqueiro, sempre realizada no dia 30 de agosto. Outra tradição são as rezas dos terço, ao meio dia, na matriz, durante todos os dias do festejo.

Durante as noites de celebrações a população vai à praça da matriz para assistir a missa e participar dos tradicionais leilões, realizados nos arraiais, após a missa. A parte social do festejo é coordenada por um grupo de voluntários, denominados Capitães do Mastro, que ajudam a conseguir recursos para ajudar nas obras da igreja.

São Raimundo Nonato

Diz a lenda que São Raimundo Nonato, quando criança, o pai lhe confiou o cuidado com o gado da família. E quando, à noite, o gado dormia nos estábulos, Raimundo tornava-se o pequeno catequista de seus colegas vaqueiros.

Leia história do Santo AQUI.

Turismo

O festejo atrai muitos turistas que visitam a cidade para, alem da parte religiosa, prestigiar o tradicional “Parazão”, local na Praça do Mercado, onde se concentram diversas barracas que servem bebidas e comidas. Cada barraca recebe o nome de uma cidade paraense. Som automotivo, DJs e bandas de forró agitam as noites do festejo.