quinta-feira, 15 de maio de 2014

Provas do ENEM serão realizadas em São Raimundo das Mangabeiras

São Raimundo das Mangabeiras é um dos 1.699 municípios onde serão aplicadas as provas do Enem em 2014. Muitos municípios da região, como Sambaíba, Loreto, São Felix de Balsas, São Domingos do Azeitão e outros serão beneficiados, pois os estudantes percorrerão um distancia menor para realizarem as provas.

As inscrições para o ENEM 2014 seguem até o dia 23 de maio AQUI. As provas serão realizadas nos dias 08 e 09 de novembro.

A inserção de São Raimundo das Mangabeiras entre as cidades que terão provas do ENEM pode ser creditada aos estudantes do IFMA Jaks Fran Botelho Almeida e Josias Costa e Silva, que desde 2013 entravam em contato com o Ministério da Educação e o INEP solicitando a inclusão da cidade. Eles enviaram também um requerimento ao Deputado Federal Sarney Filho, solicitando que ele intercedesse junto aos órgãos responsáveis pela organização das provas.

O INPE informou que a cada nova aplicação do Enem, o Inep realiza estudos para aprimorar os procedimentos de aplicação. Um desses estudos versa sobre a inclusão de municípios. Assim, foram considerados como critérios de inclusão: o número de inscritos do município, distância a ser percorrida pelos participantes até o município de prova, dificuldade de acesso até o município de prova, municípios que possivelmente atrairiam participantes de outros municípios devido sua localização geográfica e facilidade de deslocamento.


ENEM

Em 2013, cerca de cinco milhões de estudantes fizeram o Enem. O exame é essencial para os candidatos que desejam participar do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que disponibiliza vagas no ensino superior público; o Prouni (Programa Universidade para Todos), que oferece bolsas em instituições privadas; e o Sisutec (Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional), que destina a estudantes vagas gratuitas em cursos técnicos.

Nesta edição serão impressas 18,3 milhões de provas – normal, ampliada, ledor, braile – que serão distribuídas em 1.699 municípios. Segundo o MEC, 785 mil profissionais participarão da aplicação do exame entre coordenadores, assistentes e chefes de sala.

As provas serão aplicadas em 16,6 mil locais em todo País, ao todo, serão 226 mil salas de aplicação. O exame ainda mobilizará 14.175 funcionários dos Correios, 26.161 agentes de Segurança Pública e 8,4 mil corretores e avaliadores.