segunda-feira, 26 de maio de 2014

Realizada III Conferência Territorial do Cerrado Sul Maranhense em São Raimundo das Mangabeiras

Fonte: Comunicação Prefeitura de São Raimundo das Mangabeiras

Foi realizada na sexta-feira, 23, a III Conferência Territorial do Cerrado Sul Maranhense, em São Raimundo das Mangabeiras. O evento contou com a presença de representantes, tanto do poder público como da sociedade civil, de nove dos 16 municípios que compõem o Território de Desenvolvimento Rural Sustentável Cerrado Sul Maranhense. A conferência escolheu 20 delegados que representarão o território na III Conferência Estadual de Economia Solidária, que acontece dias 26 e 27 de junho em São Luis, sendo: 10 representantes de empreendimentos, cinco representantes do poder público e cinco representantes de entidades de apoio (ONG, Sindicato e OSCIP).

Durante a conferência foram debatidos temas relacionados à economia Solidária, principalmente através dos grupos de discussão, divididos nas seguintes temáticas: 1-Produção, Comercialização e Consumo Sustentável; 2-Financiamento: Crédito e Finanças Solidárias; 3-Conhecimentos: Educação, Formação e Assessoramento; 4-Ambiente Institucional: Legislação e Integração de Políticas Públicas.


Pedro Paulo, Coordenador do Território de Desenvolvimento Rural Sustentável Cerrado Sul Maranhense, avaliou positivamente o evento, mas lamentou a pouca participação do poder público no evento, que teve, em sua maioria, representantes da sociedade civil.

“Foi mais um momento importante nessa luta. Quanto à participação da sociedade civil, foi muito boa... Lamento que, no caso da participação do poder público, ainda deixa a desejar nesse processo. A gente acredita que vai acontecer o envolvimento do poder público, mas, até o momento, ainda precisa ser melhorado. Aqueles que já compreenderam o processo estão participando”, avaliou Pedro Paulo.

Mariana Nascimento, Coordenadora de Economia Solidária da Secretaria de Estado do Trabalho e Economia Solidária (SETRES) disse que a conferência “foi uma das mais positivas”, “até agora”.

“Como sempre, o Cerrado Sul tem respondido de uma forma muito positiva, até porque temos experiências de economia solidária, aqui no território, muito fortes e que tem trago um resultado que muito nos anima... Todas as vezes que a gente vem aqui é surpreendente, porque as pessoas continuam levando em frente as suas experiências. Experiências essas, como a da própria Coopevida, existente aqui, que, no Brasil, é única, porque foi a única cooperativa que conseguiu se registrar de uma forma diferente, que não é por pessoas associadas, mas por unidades familiares”, destacou Mariana.

O evento foi realizado pela Secretaria de Estado do Trabalho e Economia Solidaria – SETRES e o Fórum Estadual de Economia Solidaria – FEESMA e contou com o apoio da Prefeitura de São Raimundo das Mangabeiras, por meio da Secretaria de Agricultura.

Na parte cultural, o evento contou com a participação dos músicos Carlos Reis e Urubatan Pinheiro, da Banda Retina.3, que se apresentaram no intervalo para o almoço.

Municípios que compõem o Território de Desenvolvimento Rural Sustentável Cerrado Sul Maranhense: Alto Parnaíba, Balsas, Benedito Leite, Carolina, Feira Nova do Maranhão, Formosa da Serra Negra, Fortaleza dos Nogueiras, Loreto, Nova Colinas, Riachão, Sambaíba, São Domingos do Azeitão, São Félix de Balsas, São Pedro dos Crentes, São Raimundo das Mangabeiras e Tasso Fragoso.

Veja mais Fotos no Facebook, clicando abaixo.