segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Mangabeirense pede ajuda para realizar tratamento de doença rara chamada Malformação de Arnold-Chiari


A Mangabeirense Francisca Gomes Rodrigues Hilbig, de 37 anos, está precisando de ajuda para realizar o tratamento de uma doença rara chamada Malformação de Arnold-Chiari tipo 1. Ela precisa fazer um procedimento cirúrgico em Barcelona, na Espanha, e precisa de ajuda para conseguir 120 mil reais.

“É uma doença degenerativa, pode atrofiar meus músculos. Ela, ou me deixa tetraplégica ou pode causar morte súbita, que, inclusive, eu estou correndo muito risco devido já ter afetado a minha respiração”, disse Francisca em entrevista ao programa Mulheres Luz, de Alice Regina, (Veja vídeo abaixo).


Francisca explica que o tratamento realizado em Barcelona interrompe o avanço da doença, uma vez que a mesma não tem cura, enquanto que no Brasil, geralmente, a pessoa sai da cirurgia em cadeira de rodas. “O quanto antes a pessoa for diagnosticada e fazer o tratamento ela pode ter uma qualidade de vida melhor, mesmo com todas as limitações de quem é diagnosticado com esse quadro”, disse.

Francisca relatou que já entrou na justiça para tentar obter o tratamento através do poder público, mas que ainda não obteve decisão favorável.

Quem desejar fazer doação, pode realizar transferência para a seguinte conta: Banco do Brasil, Agencia: 3626-9; Conta Poupança: 5.613-8, Variação 51, em nome de Francisca Gomes Rodrigues Hilbig.

Síndrome de Arnold-Chiari

O Chiari tipo 1 é uma mal formação do crânio que acontece na altura da junção entre o pescoço e a cabeça. Ocorre quando uma parte do encéfalo chamada de cerebelo, entra no canal vertebral (Figura). Esta deformidade está relacionada a um problema na circulação do líquido céfalo-raquidiano (líquor). Este líquido envolve todo o sistema nervoso central, no crânio e no canal vertebral e, quando há um distúrbio da sua circulação, pode ocasionar uma série de sinais e sintomas. A síndrome pode aparecer também em pessoas que não apresentem qualquer deformidade, como resultado de outras doenças, no entanto, a forma mais comum é a congênita e acomete principalmente as mulheres.

Fonte: www.neurocirurgia.com