domingo, 28 de outubro de 2018

Realizado Dia de Campo com Feijão e Milho Biofortificados no IFMA de São Raimundo das Mangabeiras


A união de esforços entre o Setor agropecuário do Campus, professores, alunos e colaboradores, aliada à parceria firmada com a Embrapa Cocais materializou a promoção do Dia de Campo sobre o cultivo de feijão e milho biofortificados realizado no dia 23 de outubro de 2018, sendo este, uma atividade pertencente à grade de programação da VIII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

O evento foi abrilhantado pelas presenças dos alunos dos cursos de Agronomia e Técnico Agropecuário do IFMA, alunos da UEMA de Balsas, AGERP, agricultores familiares e STTR de São Raimundo das Mangabeiras.

Durante o evento descreveram-se aspectos relacionados à importância da biofortificação desenvolvida no milho e feijão pelo Programa de Melhoramento Genético da Embrapa, o sistema de irrigação empregado, bem como seus reflexos na saúde humana e na geração de renda para a agricultura familiar maranhense.

Após a apresentação de campo o Técnico da Embrapa, José Soares Bezerra Junior, enfatizou as ações de transferência de tecnologia para a agricultura familiar maranhense. O Professor Marlon Gomes da Costa, Coordenador de Pesquisa e Extensão do IFMA/Campus Mangabeiras, recebendo a palavra fez um resumo da importância do Ensino, Pesquisa e Extensão no Campus Mangabeiras e dos seus impactos positivos para a região do Cerrado Sul Maranhense.

Os participantes tiveram a oportunidade de degustar um caldo de feijão da variedade Aracê (apresentada em campo) confirmando o seu sabor incomparável.