domingo, 28 de outubro de 2018

Programação diversificada marca a VIII Semana de Ciência e Tecnologia do IFMA São Raimundo das Mangabeiras


Realizada entre os dias 23 e 26 de outubro, a VIII Semana de Ciência e Tecnologia do IFMA Campus São Raimundo das Mangabeiras contou com diversas atividades. A programação fez parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT/2018. Durante o evento foram realizadas palestras, oficinas, minicursos, seminários, Dia de Campo, apresentação de trabalhos científicos e Feira de Ciências.

No dia 23, foi realizado um Dia de Campo sobre o cultivo de feijão e milho Biofortificados, através da parceria firmada com a Embrapa Cocais. O evento foi abrilhantado pelas presenças dos alunos dos cursos de Agronomia e Técnico Agropecuário do IFMA, alunos da UEMA de Balsas, AGERP, agricultores familiares e STTR de São Raimundo das Mangabeiras. Durante o evento descreveram-se aspectos relacionados à importância da biofortificação desenvolvida no milho e feijão pelo Programa de Melhoramento Genético da Embrapa, o sistema de irrigação empregado, bem como seus reflexos na saúde humana e na geração de renda para a agricultura familiar maranhense. 


No dia 24, foram realizados debates sobre o papel da ciência para redução das desigualdades. O diretor geral, Jânio Fernandes; a coordenadora do evento, professora Wild; João Antônio, representante da Pastoral da Terra; professora Gisele, representante da UFMA; Marenice, em nome do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Mangabeiras; e Lucivânia Damasceno, da Pastoral da Juventude participaram da mesa de abertura. Em seguida, na mesa redonda, coordenada pela professora Emanuele, tivemos a participação da professora Jakeline Bogéa, do economista Carlos Augusto Furtado e do psicólogo Péricles. Os trabalhos foram coordenados pelo professor Tiago. 



No dia 25, na parte da tarde, estudantes do IFMA e outras instituições fizeram exposição em banners de trabalhos de pesquisa. 



No dia 26, o encerramento da programação foi marcado pela realização da VIII Feira de Ciências IFMA/São Raimundo das Mangabeiras.