domingo, 28 de outubro de 2018

Realizada formatura da 3ª turma de Ciências Biológicas do IFMA Campus de Mangabeiras


O IFMA Campus São Raimundo das Mangabeiras realizou na quinta-feira, 25 de outubro, a colação de grau da 3ª turma do curso superior de Licenciatura em Ciências Biológicas. A colação contou ainda com a formatura de acadêmicos que fizeram o curso na modalidade PARFOR, destinada à formação de profissionais que já atuam na educação.

A cerimônia foi conduzida pelo Reitor do IFMA, Professor Roberto Brandão. O evento contou com a presença de diversas autoridades, servidores da instituição, familiares e amigos dos formandos.

O reitor, Roberto Brandão, anunciou uma série de investimentos para melhorar a infraestrutura do campus e ampliar sua capacidade de atendimento, entre eles: reparos na subestação para a normalização da rede elétrica; conclusão do ginásio poliesportivo; e construção de um auditório, que vai atender a comunidade escolar e também receber eventos culturais da cidade. Roberto Brandão também parabenizou e expressou votos de sucesso aos novos profissionais. “Vocês estão completando a travessia do mudo acadêmico para o mundo profissional. Agora, aumenta a responsabilidade e chega para vocês uma nova missão: ajudar outras pessoas a construir o conhecimento, pois esse é o nobre ofício de um professor”.

O diretor geral e paraninfo da turma, Jânio Fernandes, destacou que os servidores do campus trabalham diariamente para contribuir com o desenvolvimento social e econômico da região Sul do Maranhão e que a Educação é um dos caminhos para se alcançar esse objetivo. “Aquilo que antes era sonho, hoje é realidade. O Campus São Raimundo das Mangabeiras faz parte da família IFMA e veio para melhorar os indicadores dessa região. Saibam que vocês estão dando um passo importante na vida, mas é apenas o começo. Nós, educadores, não podemos parar!”. Jânio Fernandes também divulgou que o campus está prestes a implantar o curso superior de Zootecnia.

O prefeito de São Raimundo das Mangabeiras e patrono da turma, Rodrigo Coelho, mencionou a importância do trabalho do IFMA no cenário educacional do município. “É uma imensa alegria para a cidade de Mangabeiras está recebendo 19 profissionais qualificados, que vão contribuir de forma efetiva para a nossa Educação. Isso é fruto do esforço de vocês, formandos, e do esforço de professores e técnicos do Instituto Federal do Maranhão”.

A mesa diretiva da cerimônia foi composta também pelo presidente da Câmara Municipal de São Raimundo das Mangabeiras, Leonardo Sousa; pela diretora de Desenvolvimento Educacional do campus, Thays Cristina Rocha; e pelo coordenador do curso de Ciências Biológicas, Rafael Zanotti.

Superando desafios
A oradora da turma, Nilce Maria Batista, relembrou a trajetória da turma ao longo do curso e os obstáculos que tiveram que superar para vencer essa etapa. “Somos vencedores, porque decidimos seguir juntos, e vencemos todos os obstáculos que surgiram ao longo da caminhada”.

A formanda e juramentista Hevilem Letícia Morais declara que pretende continuar os estudos na pós-graduação. “O Instituto contribuiu grandemente para minha formação, porque além de ter vários profissionais da Educação qualificados, nos ajudou a construir novos conhecimentos. Minha meta agora é ingressar no mestrado e, futuramente, no doutorado”.


Com informações do site do IFMA