quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Condenado a mais de 26 anos de prisão foge um dia depois da condenação

Fernando dos Santos Leite foi condenado a 26 anos e 2 meses de prisão na sexta feira (19), em Júri Popular realizado em São Raimundo das Mangabeiras (MA), pelos crimes de homicídio por motivo fútil e cruel, ocultação de cadáver e furto. O homicida foi condenado a cumprir a pena em regime fechado na penitenciaria de Pedrinhas, mas fugiu na madrugada de domingo (21) da delegacia regional de Balsas juntamente com outros 8 presos. Ele já havia fugido da mesma delegacia em 2010.


Para realizarem a fuga, os presos fizeram um buraco em uma parede da cela. Foi a terceira fuga de presos desde 2010 na delegacia regional de Balsas. A delegacia tem capacidade para aproximadamente 35 presos, mas tem lotação aproximada de 150.

A fuga de Fernando tem deixado a população de São Raimundo das Mangabeiras assustada, pois muitos temem que o fugitivo realize represálias na cidade. Boatos de que o mesmo foi visto nas ruas disfarçado de mulher, que está escondido em um povoado próximo, que avisou o capitão da PM que vai atirar em pessoas, são alguns dos boatos que se ouve na cidade.

O crime que levou a condenação de Fernando foi cometido em 2005, na MA 375 entre São Raimundo das Mangabeiras e Sambaíba. Ele matou Francisco Vieira de Oliveira com uma pedrada na cabeça, após, segundo os autos, ter se recusado a manter relação sexual com a vítima.

Fernando já cumpriu pena na Penitencia de Pedrinhas por outros delitos, após retornar a São Raimundo das Mangabeiras, ele se envolveu em novos crimes. Em agosto de 2010 ele confessou ter matado um homem conhecido por Natalino, na cidade de Balsas. Na época ele foi preso, mas conseguiu fugir da delegacia, vindo a ser recapturado em setembro na cidade de São João dos Patos. Desde então ele estava preso na mesma delegacia de onde já tinha fugido e de onde conseguiu fugir novamente.

Fugitivos

Antônio Cleber Costa Botelho – preso por furto e tráfico
Dailton Ferreira Machado – preso por roubo
Fernando dos Santos Leite – preso e condenado por homicídio, ocultação de cadáver e furto
João Aparecido Rodrigo da Silva Filho – preso por homicídio
Leandro Nunes Sousa Sales – preso por tráfico
Arlando Costa Lima – preso por roubo
Ronaldo dos Reis Vieira – preso por homicídio
Ronaldo Alves dos Santos – preso por trafico
Marcilio Ferreira de Sousa - preso por roubo – recapturado na madrugada de Segunda feira (22)

Buraco na parede por onde os presos fugiram. Foto: Rádio Boa Notícia online