segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Secretaria de Sáude realiza campanha de vacinação anti-rábica animal


A secretaria municipal de saúde de São Raimundo das Mangabeiras está realizado a campanha de vacinação anti-rábica animal de cães e gatos. A campanha está sendo realizada na área urbana e rural do municipal. O cronograma de vacinação segue até o dia 30 de setembro na zona urbana e até o dia 3 de outubro na zona rural. cães e gatos a partir dos 03(três) meses de idade devem ser vacinados.

A Raiva é uma virose caracterizada por uma encefalopatia aguda, 100% letal que acomete animais de sangue quente inclusive o homem. É transmitida pela mordedura e/ou lambedura em mucosas por cães e gatos no meio urbano, por animais silvestres e herbívoros no meio rural.

A Secretária de Saúde, Maria José, diz que é importante a participação da comunidade para que a campanha tenha êxito.

“É de suma importância que a população participe da campanha, tanto que tem animais, se dirigindo aos locais de vacinação, de acordo com o cronograma, como também as pessoas que não tem animais, ajudando na divulgação da campanha. A imunização dos animais ajuda na prevenção da raiva, uma doença que pode ser transmitida para o ser humano”, destacou Maria José.

Confira AQUI os cronogramas de vacinação na zona urbana e rural do município.