quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Forró Sacode fará show no aniversário de 66 anos de emancipação política de São Raimundo das Mangabeiras

A prefeitura de São Raimundo das Mangabeiras divulgou nesta quarta-feira, 14, parte da programação do aniversário de 66 anos de emancipação política do município, que será comemorado no próximo dia 10 de fevereiro. A Banda Forró Sacode ser apresentará na festa de aniversário. Outras atividades do aniversário ainda não foram divulgadas.

A prefeitura divulgou também a logomarca comemorativa dos 66 anos, uma mistura da logomarca do governo com uma referência ao Ano Internacional da Luz, evidenciado por um sol. A logomarca será utilizada nas campanhas alusivas ao aniversário da cidade na internet e demais materiais impressos ou vídeos que serão lançados pelo governo sobre a data.


História do Município

O início do povoamento de São Raimundo das Mangabeiras data de 1890, mas até 1895 ali só residiam Faustino Trindade e Sabino Bezerra, que foram, ao que se sabe, seus primeiros habitantes. Em seguida, vindo de Jurumenha-PI, chegou Cipriano Taveira, que se empenhou, com o auxílio da população local e de povoados vizinhos, na construção de uma igreja dedicada a São Raimundo Nonato, ainda hoje padroeiro da cidade. Em 1917, o coronel Manoel José de Santana, de Nova Iorque, e o major Rozendo Pires Ferreira, de Loreto, fundaram em São Raimundo das Mangabeiras a firma Santana & Pires, voltada para a compra de produtos agrícolas e a comercialização de artigos manufaturados, tornando-se muito conhecidos no sul do Maranhão e norte de Goiás.


Em 1925 foi elevada á categoria de vila e, em decorrência de esforços desenvolvidos pelo deputado estadual José Franklin da Serra Costa, conquistou sua autonomia política, por força da Lei Nº 272, de 31 de dezembro de 1948. Seu primeiro prefeito (nomeado) foi o Coronel Raimundo Nonato dos Santos, sendo eleito em seguida Manoel Olívio de Carvalho.

Ano Internacional da Luz

A 25 de Novembro de 2013, na 68ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas foi proclamado 2015 como o Ano Internacional da Luz e das Tecnologias baseadas em Luz (AIL2015). O Ano Internacional da Luz (www.light2015.org) é uma iniciativa global que pretende destacar aos cidadão de todo o mundo a importância da luz e das tecnologias óticas nas suas vidas, no seu futuro, e no desenvolvimento da sociedade. Trata-se de uma oportunidade única para inspirar, educar, e conectar à escala global.

Este Ano Internacional resulta da iniciativa de um vasto consórcio de diferentes entidades científicas juntamente com a UNESCO. Este consórcio junta vários stakeholders num mesmo propósito, tais como sociedades, uniões e instituições científicas, instituições educacionais, plataformas tecnológicas, organizações sem fins lucrativos e parceiros do setor privado.

Com a proclamação de um Ano Internacional dedicado ao tema da ciência da luz e suas aplicações, as Nações Unidas reconheceram a importância do crescente consciência global sobre como as tecnologias baseadas na luz promovem o desenvolvimento sustentável e possibilitam soluções para os desafios globais na energia, educação, agricultura e saúde. A Luz possui um papel vital na nossa vida do dia a dia e é uma disciplina transversal de ciência imperativa no século XXI. A mesma revolucionou a medicina, as telecomunicações, a comunicação internacional via internet, e continua a ser uma área central para na ligação de diversos aspectos culturais, económicos e políticos da sociedade global.