domingo, 18 de janeiro de 2015

Polícia prende homens por manter pássaros silvestres em cativeiro em São Raimundo das #Mangabeiras


A Polícia Civil de São Raimundo das Mangabeiras, coordenadas pelo Delegado de Polícia Civil Diego Ricardo Schiavini e pelo Investigador Antônio Pacífico, prendeu em flagrante pai e filho acusados de manter em cativeiro e expor a venda 17 pássaros silvestres sem o anilhamento e o competente apostilamento no IBAMA. 

Francisco de Assis Ferreira e Francisco Ferreira de Sousa mantinham vários pássaros, dentre eles curiós e canários, que segundo as investigações eram comercializados no Município. Manter em cativeiro ou comercializar estes pássaros é crime, segundo a Lei 9.605/98 (lei de crimes ambientais), e os conduzidos responderão também ao procedimento administrativo instaurado pelo IBAMA, o qual possivelmente resultará em multa pecuniária.

Os pássaros foram encaminhados ao IBAMA para que lhes fossem dado o destino adequado segundo a legislação vigente e o bem estar dos animais. O Município de São Raimundo das Mangabeiras tem alto índice de captura de animais para serem enviados a outros Estados, em especial curiós, papagaios e canários, especialmente pelo fato da grande área de floresta nativa que ainda existe na região, motivo pelo qual a Polícia Civil está atenta a este tipo de atividade criminosa.