sábado, 7 de fevereiro de 2015

Secretaria Municipal de Educação de São Raimundo das Mangabeiras realiza Sétimo Tríduo Pedagógico

Fonte: Prefeitura Municipal

A Secretaria Municipal de Educação de São Raimundo das Mangabeiras realizou entre os dias 04 e 06 de fevereiro o Sétimo Tríduo Pedagógico, destinado à formação continuada dos professores da Rede Municipal de ensino. Este ano, o evento teve por tema: “Ampliando Saberes e Renovando Fazeres”. Cerca de 250 professores participaram do evento, que aconteceu no Prédio Monsenhor Barros. Professores da Escola Estadual São Raimundo Nonato também participaram do Tríduo.

“O nosso professor tem que estudar todos os dias, se preparar, o melhor possível, para estar na sala mais habilitado para ensinar os nossos alunos”, destacou a Professora Teresinha Brito sobre o tema e a importância do Tríduo Pedagógico.

Durante o Tríduo foram trabalhados os seguintes temas: Desenvolvendo Habilidades Sociais – Relação Professor X Aluno; Dificuldades de Aprendizagem: o que é e como lidar com elas; A Psicodinâmica da Autoestima do Professor e a Arte do Bom Viver; Pensamento Lógico Matemático: como melhorar a aprendizagem da matemática na sala de aula; Desafios da Inclusão; e Higiene Vocal.


A Secretária de Educação, professora Teresinha Brito, a Coordenadora Geral de Ensino, Edinalva Solino, e a empresa GG Vesticon Instituto de Educação foram responsáveis pela assessoria do evento, que teve palestras dos seguintes profissionais: Gardênia Pinho de Abreu, Pedagoga, Especialista em Neuropsicologia e em Atendimento Clínico Institucional; Bergson Utta, mestre em Educação, pedagogo, Pós-graduado em Psicopedagogia e Metodologia do Ensino Superior; Marinea Costa Marinho, pedagoga, pós-graduada em pedagogia de projetos e mestranda em Educação; Genilson Amaral Ferreira, graduado em direito e jornalismo e diretor da empresa Vesticon Instituto de Educação; Stela de Fátima Cunha Diniz, Mestre em Educação, MBA em Gestão Escolar e Especialista em Educação Especial; e Angélika Cristina Bissolotti dos Santos, Fonoaudióloga, que atua do NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família) de São Raimundo das Mangabeiras.

O Prefeito Francismar Carvalho prestigiou o encerramento do evento. O prefeito falou dos avanços que a sua gestão proporcionou à educação municipal, como a lei de cargos e salários dos profissionais da educação, melhoria do transporte escolar, melhoria da alimentação escolar, melhoria da estrutura dos prédios escolares e o fim do abono salarial, “coisa que prejudicou muito, e que ainda vai prejudicar muitas e muitas famílias, no futuro, quando forem buscar seus direitos de aposentadoria”. O prefeito destacou que autorizou o contador a fazer um estudo para ver em quanto o município poderá reajustar os salários dos professores em 2015.

“Eu já autorizei ao contador do município a fazer — respeitando a lei de responsabilidade fiscal, respeitando as considerações que existem hoje na economia global e na economia municipal—, consoante a autorização do poder público municipal, o aumento que realmente o município pode efetuar”, disse o prefeito aos professores.

Palestras do evento

Na quarta-feira, 04, primeiro dia do evento, foram trabalhadas as temáticas: Desenvolvendo Habilidades Sociais – Relação Professor X Aluno, com a palestra de Gardênia Pinho de Abreu; e Dificuldades de Aprendizagem: o que é e como lidar com elas, com Bergson Utta e Marinea Costa Marinho.

O segundo dia do Sétimo Tríduo, na quinta-feira, 05, contou com palestras de Genilson Amaral Ferreira, que falou do tema “A Psicodinâmica da Autoestima do Professor e a Arte do Bom Viver”, e de Gardênia Pinho de Abreu, que palestrou sobre “Pensamento Lógico Matemático: Como melhorar a aprendizagem da matemática na sala de Aula”.

O último dia evento, nesta sexta-feira, 06, contou com palestras de: Stela de Fátima Cunha Diniz, Mestre em Educação, que abordou do tema “Desafios da Inclusão”, e de Angelika dos Santos, Fonoaudióloga, com o tema "Higiene Vocal".

A Secretária Professora Teresinha Brito, o vereador Irmão Leonardo, o prefeito Francismar Carvalho e Genilson Amaral, representante da GG Vesticon Instituto de Educação, empresa que fez a assessoria do evento.
Veja mais fotos do evento, clicando abaixo.