segunda-feira, 13 de abril de 2015

IFMA Realiza mini curso sobre manipulação de carne e derivados em São Raimundo das Mangabeiras

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus de São Raimundo das Mangabeiras está realizando a 2ª edição do mini curso “Boas Práticas de Manipulação para Estabelecimentos Processadores de Carnes e Derivados do Município de São Raimundo das Mangabeiras”. A abertura do mini curso será nesta terça-feira, 14, no IFMA. O mini curso beneficiará 25 pessoas, que participarão de quatro encontros, nos dias: 14, 23 e 29 de abril e 05 de maio, entre as 19:00 e 22:00 horas.

O mini curso é destinado a comerciantes e colaboradores que manipulam carnes e derivados em São Raimundo das Mangabeiras. Na primeira etapa, realizada em fevereiro, 18 pessoas participaram das atividades. O objetivo da organização é que a próxima etapa seja destina aos consumidores de carne e derivados.

Temas que serão abordados: 1 - Riscos e perigos na produção de carnes e derivados; 2 - Boas práticas de manipulação do recebimento da matéria prima ao ponto de venda; 3 - Princípios de Segurança no Trabalho; 4 - Competências dos órgãos municipais e estaduais como agentes de fiscalização e regularização de estabelecimentos processadores de carnes e derivados, autoestima no trabalho e Marketing em vendas.

O mini curso é realizado pelo IFMA, em parceria com a Prefeitura de São Raimundo das Mangabeiras, através da Secretaria de Agricultura e Vigilância Sanitária, Promotoria de Justiça e AGED (Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão).