Com a aprovação das leis, seguirão os trabalhos de discussão e elaboração do Plano Municipal de Educação, que são conduzidos pelo executivo municipal, através da Secretaria de Educação, em parceria com diversos outros órgãos, como o Conselho Municipal de Educação e a própria Câmara. Segundo o Presidente da Câmara, Vereador Irmão Leonardo, a previsão é que o município realize o 1º Fórum de Educação no dia 29 de abril, “de onde sairão encaminhamentos que ajudarão na formatação do Plano Municipal de Educação”.
Durante as discussões dos projetos, os vereadores manifestaram-se sobre a importância dos mesmos para o desenvolvimento da educação no município.
Felix Resplandes disse que “os dois projetos se completam”, uma vez que darão condições para a elaboração do Plano Municipal de Educação.
Júlio da Foto Layser disse que o Fórum Municipal de Educação “será importante para ouvir a sociedade quanto a metas para o Plano Municipal de Educação”.
Edivaldo Guimarães destacou que “não existe outro meio para mudar o país” se não houver investimentos na educação.
Emir da Cerâmica disse que considera as leis importantes e que “a educação é a solução para resolver muitos problemas do país”.
Jessé Resplandes disse que os projetos que criam o fórum e o sistema de educação “vêm em um momento importante” e que o Fórum permanente “será um órgão fiscalizador importante”.
Sobre os próximos passos, que culminarão com as discussões do Plano Municipal de Educação (PME), Irmão Leonardo disse que solicitou à secretária de educação para que o projeto do Plano Municipal de Educação, assim que elaborado, seja encaminhado à câmara com tempo “para ser debatido de forma ampla pelos vereadores”. Ele disse também que tem a intensão de realizar uma audiência pública para debater o Plano municipal de Educação com a participação de diversos segmentos da sociedade.
Participaram das votações os vereadores (a): Professor Edivaldo, Emir da Cerâmica, Felix Resplandes, Professor Jessé, Júlio da Foto Layser, Cobra, Socorro Melo e Nonato Brito. O presidente só vota em caso de empate.