quarta-feira, 15 de abril de 2015

Iniciado mini curso sobre manipulação de carne e derivados em São Raimundo das Mangabeiras

Iniciou nesta terça-feira, 14, no Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus de São Raimundo das Mangabeiras a 2ª edição do mini curso “Boas Práticas de Manipulação para Estabelecimentos Processadores de Carnes e Derivados”. Neste primeiro encontro, os participantes contaram com palestras do Professor Mestre Márcio Manga e da Engenheira de Alimentos Raíssa Almeida, que abordaram, respectivamente, os temas: Marketing de Relacionamentos como Estratégia e Riscos e perigos na produção de carnes e derivados.

Cerca de 25 pessoas estão sendo beneficiados com o mini curso, que é dividido em quatro encontros, 14, 23 e 29 de abril e 05 de maio, entre as 19:00 e 22:00 horas, no Campus do IFMA. O mini curso é destinado a comerciantes e colaboradores que manipulam carnes e derivados em São Raimundo das Mangabeiras. Na primeira etapa, realizada em fevereiro, 18 pessoas participaram das atividades. O objetivo da organização é que a próxima etapa seja destina aos consumidores de carne e derivados.

Temas que serão abordados: 1 - Riscos e perigos na produção de carnes e derivados; 2 - Boas práticas de manipulação do recebimento da matéria prima ao ponto de venda; 3 - Princípios de Segurança no Trabalho; 4 - Competências dos órgãos municipais e estaduais como agentes de fiscalização e regularização de estabelecimentos processadores de carnes e derivados, autoestima no trabalho e Marketing em vendas.

O mini curso é promovido pelo IFMA, em parceria com a Prefeitura de São Raimundo das Mangabeiras, através da Secretaria de Agricultura e Vigilância Sanitária, Promotoria de Justiça e AGED (Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão).