domingo, 9 de agosto de 2015

PC do B de Mangabeiras realiza evento de filiação do pré-candidato a prefeito Rodrigo Coêlho


O PC do B (Partido Comunista do Brasil) de São Raimundo das Mangabeiras estava em festa, neste sábado, 08 de agosto, com a realização do evento que concretizou a filiação de Rodrigo Coêlho ao partido e onde foi anunciada a pré-candidatura do mesmo à prefeitura da cidade. Durante o evento foram anunciados também nomes de pré-candidatos a vereadores.  O evento marca o início da pré-campanha para as eleições de 2016 no município.

O evento, realizado na Fazenda Retiro, de propriedade do Rodrigo, contou com a presença de diversas lideranças políticas da cidade e da região, como vereadores, secretários municipais, representantes de secretários estaduais, além do Prefeito Francismar Carvalho, que anunciou seu apoio à pré-candidatura de Rodrigo, do Deputado Estadual Rogério Cafeteira, que manifestou a continuidade do seu apoio ao grupo político do prefeito, e do Deputado Federal Rubens Junior, que abonou a ficha de filiação de Rodrigo. O presidente do PC do B de São Raimundo das Mangabeiras, Felix Resplandes, conduziu os trabalhos do evento.

Em seu discurso, Rodrigo Coêlho destacou a importância da união do grupo político para a disputa eleitoral. “Eu, jamais disse que tinha voto, quem tem voto é o grupo. Eu, jamais disse que era unanimidade, quem é unanimidade é o grupo”.

O deputado Federal Rubens Junior disse acreditar que Rodrigo Coêlho “não está vindo [para o PC do B] apenas para ser um filiado. O Rodrigo está vindo para ser o próximo prefeito de São Raimundo das Mangabeiras”.

O prefeito Francismar Carvalho disse que os membros do grupo político precisam ter a humildade “e entender que uma andorinha só não faz verão, que todos nós temos que nos unir de mãos dadas”, enfatizando que, “Política não é brincadeira não”. Em seu discurso, Francismar Carvalho destacou também as ações da sua gestão à frente da prefeitura municipal.

O deputado Estadual Rogério Cafeteira disse que “o Rodrigo teve a capacidade de articular um grande grupo”. Ele pediu que os membros do grupo “desarme as almas, abra o coração e vamos seguir nessa caminhada para levar o Rodrigo à prefeitura de Mangabeiras, para que ele faça uma grande administração”.

O grupo Político ligado ao prefeito Francismar Carvalho trabalha agora para definir o nome do pré-candidato a vice-prefeito. Neste aspecto, o PSB largou na frente rumo a disputa pela vaga de vice-prefeito, lançando o nome de Junior Batateira, que abdicou da pré-candidatura a prefeito em prol da pré-candidatura de Rodrigo Coêlho. “Estou vendo aqui as nossas lideranças, que hoje se despem de qualquer vaidade, de qualquer projeto político individual, e segue junto, mantendo a unidade deste que é o maior grupo político que esse município já viu”, disse Junior Batateira em seu discurso.

Filiação partidária

A filiação partidária é o ato pelo qual um eleitor aceita, adota o programa e passa a integrar um partido político. Esse vínculo que se estabelece entre o cidadão e o partido é condição de elegibilidade. Só pode filiar-se a partido o eleitor que estiver no pleno gozo de seus direitos políticos.

Para concorrer a um cargo eletivo nas eleições municipais de 2016, o candidato deverá estar filiado à legenda pela qual pretende concorrer há pelo menos um ano antes do pleito. Pelas regras em vigor, se eleito, o candidato deve permanecer na agremiação até o final do mandato, salvo os casos previstos em lei (fusão partidária, justa causa). Caso contrário, perde o mandato, pois, segundo a Justiça Eleitoral (Resolução TSE 22.610/07), o mandato pertence ao partido.

Felix Resplandes, Rodrigo Coêlho e Rubens Junior no momento da assinatura da ficha de filiação.

Rubens Junior discursa durante a cerimônia de filiação de Rodrigo Coêlho ao PC do B.

Rogério Cafeteira discursa durante a cerimônia de filiação de Rodrigo Coêlho ao PC do B.

Francismar Carvalho anunciou apoio à pre-candidatura de Rodrigo Coêlho a prefeito.

Rodrigo Coêlho discursa durante evento de sua filiação partidária ao PC do B.