quarta-feira, 19 de agosto de 2015

São Raimundo das Mangabeiras já está no clima do festejo do padroeiro


O Festejo de São Raimundo Nonato, padroeiro de São Raimundo das Mangabeiras, terá início nesta sexta-feira, 21 de agosto, com o tradicional levantamento do mastro, que neste ano contará com show católico de Adriana Melo. A festa seguirá até o dia 31 de agosto, com diversas programações, tanto na parte religiosa como com eventos promovidos por diversas pessoas e entidades.

No tocante às garantias das estruturas públicas da festa, a prefeitura do município vem trabalhando para que os romeiros e turistas não enfrentem transtornos. Na Praça da Matriz, no espaço público, a gestão municipal está colocando novos bancos, pintando e reformando as calçadas e fazendo a manutenção das instalações elétricas. A limpeza das ruas e pintura dos meios-fios também está sendo intensificada neste período. Durante o festejo, as esquipes de limpeza atuarão de forma intensiva, objetivando manter a cidade limpa.

Na parte cultural das noites de celebrações, a Secretaria Municipal de Educação, em parceria com as escolas municipais e privadas, promoverá diversas apresentações culturais. Na Assistência Social, O CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), em parceria com outros órgãos, está desenvolvendo uma campanha de conscientização sobre a proibição da venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos. Haverá colagem de cartazes em diversos locais. Na saúde, equipes do SAMU – que conta com duas ambulâncias – e do hospital São Raimundo Nonato estarão de plantão para atender as emergências.

Além do poder público municipal, os órgãos da segurança pública estadual, Polícia Militar e Polícia Civil, estarão empenhados na fiscalização de trânsito, na prevenção e no combate aos crimes.

Outra parte da festa que já está entrando no clima é o tradicional Parazão, local onde estão sendo erguidas dezenas de barracas para a venda de bebidas e comidas. Durante as noites, haverá musica ao vivo para animar ainda mais os visitantes.

O festejo do padroeiro de São Raimundo das Mangabeiras é um dos mais prestigiados da região, sendo também um dos momentos em que os filhos da terra, que residem em outras cidades, estados e países, aproveitam para rever a família e amigos, o que torna a festa não apenas um momento religioso, mais também um momento de confraternização, marcado pela fé e alegria do povo.

Equipes da prefeitura estão trabalhando para que a estrutura pública da festa esteja pronta para os 10 dias de festejo.

Proprietários de barracas estão trabalhando para deixar tudo pronto até o início do festejo, nesta sexta-feira, 21.

Cartaz do Creas alerta sobre a proibição da venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos.