quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Cinco Jovens de São Raimundo das Mangabeiras foram contemplados no programa CNH Jovem


O Governo do Estado divulgou nesta quarta-feira, 12, a relação com os nomes dos candidatos aprovados no CNH Jovem, programa que concede Carteira de Habilitação gratuita a dois mil jovens maranhenses. Cinco jovens de São Raimundo das Mangabeiras foram contemplados, dois na lista de sorteados através da Loteria Federal e três na lista dos selecionados de acordo com o desempenho no ENEM 2014. Os 2 mil candidatos selecionados são de 130 municípios do Maranhão.

O governador Flávio Dino participou da cerimônia que anunciou os nomes dos contemplados no Programa CNH Jovem e que lançou o programa Pré-Universitário (PREUNI), curso preparatório gratuito a jovens e adultos, focado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

“A juventude é o presente e, sobretudo, o futuro. Nós estamos investindo em educação e na juventude para alcançar melhores condições, para que crianças, adolescentes, jovens e jovens adultos possam vislumbrar caminhos melhores no amanhã”, disse Flávio Dino que, na ocasião anunciou a ampliação para 3 mil vagas no CNH Jovem do 1º semestre de 2016.


Confira a lista dos selecionados para o CNH Jovem de acordo com o desempenho no ENEM 2014

Confira a lista dos sorteados para o CNH Jovem através da Loteria Federal

Contemplados de São Raimundo das Mangabeiras no CNH Jovem


Sorteados: Jaqueline Holanda de Sousa e Kaique de Moraes Pereira; selecionados de acordo com o desempenho no ENEM: Presley Xavier de Sousa, Lara Fernanda Passos da Silva, Josielton Ferreira da Silva Sousa

CNH JOVEM

22.505 jovens se inscreveram para participar da primeira edição do CNH Jovem, programa que concede, gratuitamente, 2.000 novas Carteiras de Habilitação a alunos egressos de escolas públicas e que se submeteram ao Enem em 2014.

Aptos para participar do Programa, mais de 22.000 jovens concorreram às vagas, com participantes de 213 municípios maranhenses. Mil vagas foram destinadas aos candidatos que tiveram as maiores notas no Enem 2014 e as outras mil foram sorteadas através da Loteria Federal. Os 2 mil candidatos selecionados são de 130 municípios do Maranhão.

O CNH Jovem foi viabilizado com recursos próprios do Departamento de Trânsito do Maranhão (Detran). Com economias de despesas administrativas, o Detran investiu R$ 3 milhões na execução do CNH Jovem. “Graças à economia feita no primeiro semestre, o programa foi executado e beneficiará jovens de todo o Maranhão, aumentando as chances de emprego e fornecendo melhores condições de vida às famílias do nosso estado”, disse o diretor do Detran, Antônio Nunes.

A lista completa com a relação dos aprovados está disponível no site do Detran. Os jovens aprovados terão o período de 20 de agosto a 30 de setembro, para comparecer à sede do Detran, ou a um dos postos avançados na capital e nas 15 Ciretrans, com os documentos exigidos pelo programa para realizarem a abertura do Cadastro Renach (Registro Nacional de Condutores Habilitados). O candidato poderá optar pela categoria a que pretende iniciar o processo para obtenção da 1ª CNH: A, B ou AB.

PreUNI

Curso preparatório gratuito voltado para os jovens e adultos que concluíram ou estão cursando o Ensino Médio, o PreUNI é direcionado aos alunos interessados em ingressar na Educação Superior, com foco no Enem. Através de um aplicativo, baixado gratuitamente, 20 mil estudantes terão à sua disposição conteúdo auxiliar à preparação do Exame Nacional do Ensino Médio.

Nesta primeira fase, o PreUNI ocorrerá na modalidade a distância por meio de aplicativo, em uma plataforma composta de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para dispositivos móveis (celular/tablet). “A principal porta de acesso ao Ensino Superior é o Enem. É fundamental que se tenha esse olhar especial e emergencial para a juventude. Essa é uma experiência que deverá ser ampliada para que mais jovens possam ter essa oportunidade”, disse o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Bira do Pindaré.

Os alunos já podem ter acesso ao edital de inscrição, disponível no site: www.secti.ma.gov.br. O aplicativo está disponível, pronto para o download e com as aulas disponíveis. Os interessados deverão conhecer o edital no site da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, baixar o aplicativo e começar a usar a plataforma para a preparação do Enem 2015.

Com Informações do Governo do Maranhão