sexta-feira, 24 de março de 2017

Hospital de São Raimundo das Mangabeiras realiza capacitação sobre triagem e classificação de risco


Servidores do Hospital São Raimundo Nonato, em São Raimundo das Mangabeiras, participaram nessa quinta-feira, 23, de uma capacitação sobre triagem e classificação de risco, serviço que será implantado na unidade de saúde, seguindo protocolo do Ministério da Saúde, o que dará mais qualidade no atendimento aos pacientes.

A capacitação foi coordenada por Sávio Seregatte, médico, e Kalina Ribeiro Barros, enfermeira e diretora administrativa do hospital. Seis enfermeiros e 24 técnicos de enfermagem participaram da capacitação, divididos em duas turmas, uma pela manhã e outra à tarde.

A classificação de risco é uma ferramenta utilizada nos serviços de urgência e emergência, que visa avaliar e identificar os pacientes que necessitam de atendimento prioritário, de acordo com a gravidade clínica, potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento. Ou seja, trata-se da priorização do atendimento, após uma complexa avaliação do paciente, realizada por um profissional devidamente capacitado, do ponto de vista técnico e científico.


A gestão municipal vem dando especial atenção à melhoria dos serviços de saúde. Desde o início da gestão, o prefeito Rodrigo Coêlho tem buscando recursos para a saúde do município, tendo conquistado emendas parlamentares e uma ambulância com o governo do estado, a ser entregue em breve. A licitação para a compra de quatro ambulâncias, anunciada nos primeiros dias do governo, já está em andamento, o que resolverá o problema da falta de ambulância no hospital, já que as existentes sofreram acidentes e estão inoperantes. Quem precisa de ambulância está sendo socorrido pelo SAMU 192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e uma pick-up da Secretaria de Saúde foi disponibilizada para o hospital, auxiliando a população nos casos menos graves e quando a ambulância do SAMU está em outro atendimento.

Ainda visando reforçar o atendimento na saúde, nos primeiros dias de gestão, foram contratados mais médicos para o plantão, que funciona 24 horas, sete dias por semana. No dia 10 de fevereiro, a cidade passou a contar com três médicos especialistas, o cardiologista Dr. José Carlos Jr, a pediatra Drª Caroline e o Ginecologista/Obstetra Dr. Adalberto (VEJA AQUI).

O Governo do Povo tem dentre seus focos de ação a melhoria dos serviços de saúde, algo que passa pela contratação de especialistas nas áreas mais demandadas pela população e pela melhoria da estrutura física e de pessoal.