sábado, 3 de fevereiro de 2018

Reunião discute criação da Comissão Intersetorial do Selo Unicef em São Raimundo das Mangabeiras


Foi realizada na quarta-feira, dia 31 de janeiro, em São Raimundo das Mangabeiras, uma reunião para discutir a criação da Comissão Intersetorial pelos Direitos da Infância e Adolescência, ação que faz parte das atividades a serem desenvolvidas pelos municípios que concorrem ao Selo Unicef Edição 2017-2020. A comissão ajudará no planejamento, execução e acompanhamento das ações previstas na metodologia do Selo Unicef, juntamente com o apoio das demais entidades participantes.

A reunião contou com a presença de representantes de diversas secretarias e órgãos, como Secretarias Municipais de Educação, Saúde, Assistência Social e Esporte e Lazer, do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), da Associação da Rádio Comunitária FM Rio Neves e do Departamento de Comunicação do Município.

Além de tratar da criação da Comissão Intersetorial pelos Direitos da Infância e Adolescência, durante a reunião foram apresentados os pontos essenciais que devem ser executados para que o Município tenha êxito na busca pelo Selo Unicef, como a mobilização, organização e criação de espaços e/ou instâncias de participação de adolescentes, sendo importante a criação de núcleos de Cidadania de Adolescentes.

A Articuladora do Selo Unicef no Município, Edinalva Solino, que coordenou a reunião, destacou que as ações a serem desenvolvidas terão por objetivo melhorar os índices em todas as áreas que trabalham para o bem da infância e da adolescência. “Começa, a partir de agora, uma jornada por melhores políticas públicas, com um olhar atento para a situação das crianças e adolescentes em nosso município”, disse, enfatizando que um dos próximos passos será a criação do Núcleo de Cidadania de Adolescentes.

A participação e empenho de todas as Secretarias e Órgãos Municipais em prol da melhoria dos índices é fundamental para obtenção do Selo Unicef. “Já Tivemos a conquista do selo em uma de suas edições e agora vamos trabalhar para garantir mais um Selo para São Raimundo das Mangabeiras”, pontuou a Secretária de Educação, Professora Teresinha Brito, que participou da reunião e enfatizou que a Secretaria de Educação está disponível para agir, interagir e promover as ações previstas para a melhoria dos índices.

Para a obtenção do Selo, o Município deve conhecer e acompanhar o desempenho de 11 indicadores e desenvolver estratégias para melhorá-los, realizando ações, programas e políticas públicas com o intuito de alcançar 17 resultados sistêmicos, devendo alcançar 70% desses resultados sistêmicos, ou seja, 12, sendo 5 obrigatórios e 7 que serão desenvolvidos de acordo com as prioridades do Município, a serem definidas no Plano Municipal de Ação.

A Gestão Municipal trabalhará para implementar as políticas públicas propostas nas atividades do Selo Unicef, buscando fazer com que as crianças e adolescentes do Município tenham uma melhor qualidade de vida e cresçam tendo acesso às políticas e programas a que tem direito.