sábado, 24 de fevereiro de 2018

Servidores da Rede Municipal de Saúde de Mangabeiras participam de capacitação sobre hanseníase


O mês de janeiro foi dedicado, na rede de saúde, à campanha Janeiro Roxo, de conscientização sobre a hanseníase. Visando qualificar cada vez mais as equipes sobre como lidar com a hanseníase, foi realizada, no dia 02 de fevereiro, no Auditório da Câmara Municipal de São Raimundo das Mangabeiras, uma capacitação sobre a doença, com Enfermeiros e Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Unidade Regional de Saúde de Balsas, e contou com palestra da Enfermeira Liana Maria, caracterizando-se como um importante momento para a troca de experiências e aquisição de novos conhecimentos relacionados à hanseníase.

Além da campanha específica, as ações de diagnóstico e tratamento da hanseníase ocorrem de forma constante nas Unidades Básicas de Saúde, para onde o cidadão deve se dirigir caso constate algum sintoma suspeito.

A hanseníase é uma doença infecciosa e contagiosa, que causa manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na pele. A pele também pode ter alteração da sensibilidade e o paciente não sente (ou tem sensibilidade diminuída) calor, frio, dor e mesmo o toque. É comum ter sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades (pés, mãos) e em algumas áreas pode haver diminuição do suor e de pelos. Atenção: o paciente pode ter dificuldades para segurar objetos, pode queimar-se e não sentir ou, por exemplo, perder os chinelos sem perceber. A doença pode provocar o surgimento de caroços e placas em qualquer local do corpo e diminuição da força muscular.

A hanseníase tem cura. Quanto mais cedo o tratamento, menores são as agressões aos nervos e é possível evitar complicações. O paciente que inicia o tratamento não transmite a doença a familiares, amigos, colegas de trabalho ou escola.

A preocupação quanto às ações de saúde preventiva tem marcado o trabalho da Secretaria Municipal de Saúde e suas equipes, que têm promovido capacitações e incentivado os profissionais de saúde a estarem em constante aperfeiçoamento, visando garantir uma saúde pública cada vez mais de qualidade ao povo.