sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Prefeito Rodrigo Coêlho fala aos vereadores na abertura dos trabalhos legislativos de 2017


O prefeito Rodrigo Coêlho participou da sessão solene de instalação dos trabalhos de 2017 da Câmara de Vereadores de São Raimundo das Mangabeiras, realizada nessa quarta-feira, 15, onde fez pronunciamento, falando aos parlamentares das ações que estão sendo implementadas desde o início de sua gestão, bem como sobre projetos futuros. Na oportunidade, o prefeito disse esperar que o executivo e o legislativo possam trabalhar de forma harmônica, visando o bem da população.

“Todos os dias, desde o dia 1º de janeiro de 2017, eu acordo cada dia mais alegre e cada dia mais satisfeito em poder servir com muita honra e muito orgulho, muita dedicação, ao povo do nosso município. Mais satisfeito ainda porque tenho parceiros como vocês, esta câmara de vereadores, que tenho certeza, que juntos, faremos a maior administração pública já vista em São Raimundo das Mangabeiras”, disse o prefeito no início do pronunciamento.

Saúde
Dentre as ações do início da gestão, o prefeito destacou a visita que fez ao hospital municipal, no dia 2 de janeiro, o primeiro compromisso como prefeito. “De lá para cá, não tenho medido esforços para melhorar a saúde do nosso município”, salientou. O Prefeito comunicou que já autorizou o início do processo licitatório para a compra de quatro ambulâncias, informou que contratou mais médicos, incluindo três especialistas, um ginecologista, um cardiologista e um pediatra.

Parcerias

O prefeito destacou que vem buscando fazer parcerias com todos os órgãos públicos, como o Ministério Público e Poder Judiciário. “Juntos, com a Câmara de Vereadores, com o Ministério Público e com o Poder Judiciário, tenho certeza que podemos transformar Mangabeiras, em todos os níveis sociais, em todas as áreas”, sentenciou.

Educação

Na área da educação, o prefeito informou que reajustou o salário dos professores e que fará uma gestão focada na melhoria dos índices educacionais, inclusive dando prêmios para as escolas que obtiverem as melhores notas no IDEB. “Nunca na história desse município um prefeito tinha dado um aumento para a classe de professores no mês de janeiro. Demos inclusive acima do que o governo federal fez”, destacou. O prefeito informou ainda que já autorizou licitações para a instalação de ar-condicionado em todas as salas de aula.

Ainda na área da educação, Rodrigo lembrou que já encaminhou à câmara o projeto de lei que isenta os alunos do IFMA de pagarem passagens. “Nós nos comprometemos, durante a campanha eleitoral, que, tão logo tomasse posse, a gente faria a isenção da tarifa do transporte dos alunos do IFMA”.

Agricultura Familiar

Na agricultura, o prefeito destacou que a secretaria vai mudar de nomenclatura, passando a ser “Secretaria de Agricultura Familiar”, onde os investimentos serão destinados aos que mais precisam, objetivando aumentar a produção de alimentos. “Os grandes não precisam da prefeitura municipal, os pequenos, todos precisam. Nós vamos voltar os investimentos da agricultura para aqueles que realmente precisam, que são os pequenos agricultores familiares”.

Assistência Social

Na Assistência Social, Rodrigo destacou os projetos habitacionais”. “Doamos, no último dia 10, 405 lotes para famílias que não tinham onde construir suas casas”. O prefeito informou que no dia 14 de maio será feita a doação de mais 595 lotes. “Um presente para a mães que não tem lote”. Ainda na área habitacional, o disse que pretende buscar apoio junto ao governo do estado para a construção de casas populares.

Emprego e Renda

Rodrigo disse que um dos grandes desafios do município é a geração de emprego e renda, um fato que tem constatado nos atendimentos ao público que tem feito duas vezes por semana. Nesse sentido, o prefeito informou que via buscar trazer empresas para se instalarem no município. “Tenho um encontro marcado com o Secretário Simplício (Secretário de Estado de Industria e Comércio) para ele me dar a relação das empresas que querem investir no estado do Maranhão”, disse. Rodrigo destacou que o município conta com uma BR que facilita a escoação, com energia, terras “que podem ser doadas para qualquer empresa do Brasil”, um instituto Federal “que pode qualificar a mão de obra” e que o estado tem um dos maiores portos para exportação do Brasil, que é o Porto do Itaqui. “Temos todas as condições básicas necessárias para que venham grandes empresas para Mangabeiras”, afirmou.

O Prefeito comunicou aos vereadores que a iniciativa privada do município movimentou recentemente 100 milhões de reais na área do agronegócio, o que rendeu 2 milhões de reais em impostos para o município. “Dinheiro que vai dá para aplicar na saúde, para comprar ambulância, para contratar médicos, para melhorar a vida do nosso povo, que é o nosso grande desafio”.

Limpeza Pública
Rodrigo falou ainda sobre a questão da limpeza pública, que iniciou após o processo licitatório. “Tão logo a licitação passou, a empresa chegou e eu vou cobrar da empresa a limpeza em excelência”. Rodrigo informou ainda que, após o período chuvoso haverá o recapeamento das ruas que foi anunciado.

União por um grande governo


“O que eu quero é alegria, é união, é dar as mãos a vocês vereadores, e nós, juntos, darmos as mãos à população e fazermos um grande governo. Não tenho dúvida, que vocês, todos os vereadores dessa casa, são peças fundamentais para que nós possamos fazer um grande governo”, finalizou.

O prefeito Rodrigo Coêlho iniciou seu governo buscando melhorar todas as áreas da gestão pública municipal, prezando pela responsabilidade e cautela na condução dos trabalhos.