sábado, 5 de dezembro de 2015

Realizada 5ª Semana do Bebê Mangabeirense; Município concorre ao Selo UNICEF 2013-2016


Foi realizada entre os dias 30 de novembro e 04 de dezembro a 5ª Semana do Bebê Mangabeirense, com o tema: Todos juntos pela primeira infância. Diversas palestras foram realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), destinadas principalmente às gestantes, além de panfletagens e outras atividades. O encerramento da semana foi realizado nesta sexta-feira, 04, no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).

A primeira-dama do município, Wanda Carvalho, representou o prefeito Francismar Carvalho. As secretárias Betânia Maia (Assistência Social), Maria José (Saúde) e Joanice Costa (Meio Ambiente) participaram da cerimônia, além de servidores das referidas secretarias, da secretaria de Educação e outras. A Semana do Bebê Mangabeirense é realizada desde 2011, tendo gestantes e crianças de 0 a 6 anos como público-alvo.

Durante a programação de encerramento foram sorteados presentes. Foi realizada também a apresentação da bebê prefeita 2015, a Noemir, que recebeu a chave da cidade da bebê prefeita de 2014, Ilaine, que teve o seu aniversário comemorado durante a cerimônia.

A 5ª Semana do Bebê Mangabeirense foi realizada através da parceria entre as secretarias municipais de Assistência Social, Saúde e Educação. A Semana do Bebê é uma das ações que fazem parte das atividades que poderão garantir ao município receber o "Selo UNICEF Município Aprovado" edição 2013-2016. É segunda vez que São Raimundo das Mangabeiras participa do Selo. Em 2012, o município recebeu o "Selo Município Aprovado", edição 2009-2012.

Bebê prefeita ou prefeito


No primeiro ano da semana do bebê, 2011, a Laura foi a bebê prefeita, em 2012 ela passou a chave para o José Armando, que passou a chave para Jeniffer em 2013, que passou a chave para Ilaine em 2014, que este ano passou a chave para Noemir. O bebê prefeito ou prefeita, de cada ano, é sempre a primeira criança que nascer no primeiro dia da semana do bebê ou durante a semana.

Sobre o Selo UNICEF Município Aprovado

O Selo UNICEF Município Aprovado é uma iniciativa para melhorar as condições de vida das crianças e dos adolescentes no Semiárido e na Amazônia Legal Brasileira, áreas que concentram o maior número de meninos e meninas em situação de vulnerabilidade.

A iniciativa vem contribuindo para que o Brasil alcance os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) relacionados à população de até 17 anos, reduza as disparidades regionais e avance na universalização dos direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente.
Primeira-Dama Wanda Carvalho entrega presentes durante o encerramento 5ª Semana do Bebê Mangabeirense.



Equipe da Unidade Básica e Saúde Socorro Portela durante atividades da 5ª Semana do Bebê Mangabeirense.