sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Realizada eleição para gestores da Escola São Raimundo Nonato em São Raimundo das Mangabeiras

Eleitas: Tereza Selene, Diretora Geral, e Maria Paixão, Diretora Adjunta.

Foi realizada nesta quinta-feira, 10, em todo o Maranhão, as eleições para gestores das escolas estaduais. Em São Raimundo das Mangabeiras, aconteceu eleição no Centro de Ensino São Raimundo Nonato, com uma chapa, composta por Tereza Selene Pereira Rocha, diretora geral, e Maria Paixão da Silva Santos, Diretora Adjunta, que obteve 100% dos votos válidos. No total, 917 votos foram apurados, sendo 807 válidos (88%), 86 nulos (9,38%) e 24 brancos (2,62%). 54% dos votos foram de funcionários, 23% de alunos e 23% de pais.

A diretora eleita, Tereza Selene, disse que “a eleição representou superação e avaliação de todos esses anos de trabalho” e que a expectativa “é trabalhar focando sempre no aprendizado do aluno”. Ela expressou que vai “Procurar estabelecer mais interação com os alunos e servidores” e que quer “aprender a ouvir mais, entender mais”.

A Diretora Adjunta, Maria Paixão, disse que “o desafio é grande” e que a gestão será democrática “pautada no trabalho coletivo, no está junto, pensar junto, no agir junto”.

Segundo Felix Bezerra, professor da escola, “é um grande prazer trabalhar com a diretora Selene, pelo seu empenho e dedicação para com a escola, seu corpo docente, discente e com toda a comunidade escolar”.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), pretende referendar a importância da liderança comunitária do gestor escolar, envolvendo a comunidade escolar (professores, funcionários, alunos e pais de alunos) na consulta. “Com as eleições nas escolas, o Governo abre mão de um poder e coloca-o nas mãos da comunidade. Estamos partilhando o poder para exercê-lo melhor”, enfatizou o governador Flávio Dino.

Regulamentado pelo Decreto Nº 30.619, de 02 de janeiro de 2015, o processo seletivo para a função de gestor escolar ocorreu durante todo o ano de forma organizada e tranquila nas 19 Unidades Regionais de Educação (UREs) do estado. em todo o estado, o processo eleitoral envolveu cerca de 400 mil pessoas entre pais, profissionais da escola e estudantes.

A preparação para o dia de eleição contou com curso de capacitação para os gestores das escolas, eleições simuladas e reunião com estudantes. Em agosto, foi feita uma videoconferência direcionada aos gestores das 19 UREs, com o intuito de tirar eventuais dúvidas sobre o processo. Na ocasião da videoconferência, a coordenadora de Macropolítica da Educação, Ana Champoudry, explicou que “estamos iniciando uma nova etapa, que é o processo formativo. É importante o envolvimento de toda a comunidade nesse processo, pois estamos construindo uma nova configuração de escola com gestão democrática e participativa”, pontuou.