quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Programa Mulheres Mil terá turmas até março de 2016 em São Raimundo das Mangabeiras


As atividades da terceira turma do Programa Mulheres Mil no Campus São Raimundo das Mangabeiras estarão em pleno funcionamento até março de 2016, com a oferta de dois cursos: Costureira em Máquina Reta e Overloque e Confeccionadora de Lingerie e Moda Praia. Contando com a parceria da Secretaria de Assistência Social do município, as aulas tiveram início no dia 18 de novembro e ocorrem no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) de Mangabeiras, com exceção das aulas de informática, realizadas no campus do IFMA.

Com coordenação de Raíssa Almeida Gomes, técnica em Alimentos no Campus Mangabeiras, e do professor de Educação Física Washington José Serra Neto, cada um dos cursos possui carga horária de 160 horas, compreendendo disciplinas básicas de higiene e segurança no trabalho, empreendedorismo e inclusão produtiva, matemática aplicada, relações de gêneros e autoestima, esporte e lazer, dentre outras. Além disso, nas disciplinas do nível específico as alunas aprenderão sobre confecção e ajuste de peças básicas, confecção de peças de lingerie e moda praia. Os coordenadores se disseram otimistas quanto aos resultados do programa.

O Programa Mulheres Mil se estrutura em três eixos (educação, cidadania e desenvolvimento sustentável), tendo como objetivo favorecer o acesso à educação profissional e tecnológica, por mulheres que historicamente se encontrem em situação de extrema pobreza e vulnerabilidade social. Por meio de cursos profissionalizantes, o programa busca articular o potencial produtivo das participantes, com a perspectiva de melhorar suas condições de vida, bem como de suas famílias e comunidades.

Em 2013 e 2014, o Programa no Campus Mangabeiras ofereceu cursos na área de Produção de Alimento, Doces e Salgados.


Fonte: Site IFMA