segunda-feira, 19 de junho de 2017

Realizado I Jogos Escolares Mangabeirenses – JEMAN; Campeões disputarão etapa regional do JEMs


Foi realizado neste final de semana, entre os dias 16 e 18, os Jogos Escolares Mangabeirenses (JEMAN), coordenado pelas Secretarias Municipais de Educação, de Esporte e Lazer e de Governo. A competição garantiu vagas para a etapa regional dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs), a ser realizada em Presidente Dutra, em data a ser definida. É a primeira vez que São Raimundo das Mangabeiras adere aos JEMs, a maior competição estudantil esportiva do estado.

O prefeito Rodrigo Coêlho participou do encerramento do evento, momento em que reafirmou compromisso de incentivar políticas públicas voltadas às atividades esportivas. O prefeito informou que dará continuidade as obras das quadras de esportes já iniciadas e que estão sendo elaborados projetos para a reforma do ginásio e para a reconstrução do campo de futebol. “Tenho certeza que, no decorrer desses quatro anos, cada ano que se passará nós estaremos aplicando mais recursos, transformando a vida dos jovens mangabeirenses”, ressaltou.

O Secretário de Esporte e Lazer, Armando Arruda, considerou o evento “nota mil”. Ele informou que vai trabalhar para fortalecer cada vez mais o JEMAN, incluindo outras modalidades na competição. “Nós conseguimos movimentar a cidade, dando a oportunidade para toda a juventude”, opinou.

A Secretária de Educação, Professora Teresinha Brito, avaliou que a forma ativa como os estudantes e a sociedade participaram do evento reforça a importância do esporte na escola. “É disso que os jovens gostam, é disso que eles precisam e pode ser, quem sabe, uma forma do jovem permanecer na escola, de diminuirmos a evasão e a repetência, para que ele possa se perdurar na escola até a conclusão do ensino fundamental”, destacou.

Oito escolas participaram do JEMAN, sete municipais e uma estadual: Ceci Teixeira, Dom João Bosco, Dom Rino Carlesi, José Pinto de Meneses, Manoel da Silva Costa, Padre Fábio Bertagnolli, São Luís Gonzaga e São Raimundo Nonato. Foram disputadas vagas em duas modalidades, futsal e futebol, divididas em duas categorias, sub-14 e sub-17.

No futebol, a escola Dom João Bosco foi campeã na categoria sub-14 ao vencer a Escola Ceci Teixeira por 1 X 0. A escola São Luís Gonzaga, do Povoado Vale Verde, foi campeã sub-17 ao vencer a Escola São Raimundo Nonato por 2 x 1.



No futsal, a Escola Manoel da Silva Costa foi campeã na categoria sub-14 ao vencer a Escola Padre Fabio Bertagnolli por 4 x 1. A Escola São Raimundo Nonato foi campeã sub-17 ao vencer a Escola Manoel da Silva Costa por 2 x 0.

A competição contou ainda com uma partida de futsal feminino, foi disputada entre as escolas Dom Rino Carlesi e Dom João Bosco. A partida foi vencida pela escola Dom Rino Carlesi, por 4 x 0. Para os próximos anos, a gestão trabalhará para que outras modalidades sejam inseridas e para garantir a participação do maior número possível de estudantes, tanto gênero masculino quanto feminino.

O evento contou ainda com o apoio da Secretaria de Saúde, que disponibilizou uma ambulância com equipe técnica para ficar de prontidão nos locais das competições, garantindo maior segurança aos atletas.

A competição reafirmou o compromisso da gestão municipal com a melhoria dos índices educacionais, entendendo que o incentivo ao esporte é fundamental para elevar a autoestima dos estudantes e consequentemente melhorar o desempenho destes. Com dedicação e planejamento, a gestão está trabalhando para inovar com políticas públicas que ajudem a garantir uma vida melhor para as presentes e futuras gerações.







Veja mais fotos na Página da Prefeitura no Facebook