quarta-feira, 2 de outubro de 2013

IFMA de São Raimundo das Mangabeiras inicia entrega de silagem de milho vendida a produtores rurais

O IFMA, Campus de São Raimundo das Mangabeiras, está comercializando silagem de milho para os produtores rurais do município e da região. A iniciativa visa atender os produtores que tenham mais dificuldades em manter a alimentação do rebanho neste período de seca. Cada tonelada foi comercializada a R$ 97,00 (noventa e sete reais). Produtores de São Raimundo das Mangabeiras, Loreto e Sambaíba adquiriram o produto. Inicialmente estavam sendo ofertadas 60 toneladas, mas, como a procura foi grande, o instituto aumentou para 100 toneladas. A entrega teve inicio nesta terça feira, 1º de outubro.

Os produtores fizeram cadastro na AGED (Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão) até o dia 20 de setembro. 85 produtos se cadastraram.

Márcio Vilela, Diretor de Pesquisa, Extensão e desenvolvimento institucional do Campus, explica que a venda da silagem foi motivada pela dificuldade dos produtores em manter os rebanhos nesta época do ano.

“Realmente está faltando alimento, você conversa com os produtores e você nota que muitos não tem mais nada para oferecer ao rebanho. Nessa preocupação do pessoal manter pelo menos o rebanho em saúde foi que o instituto se preocupou em promover a venda desse produto para a comunidade”, destacou Márcio.

A maioria dos produtores procuraram mais de 1 tonelada de silagem, o que fez com que a quantidade fosse limitada a no máximo 1.500 quilos.

“Cerca de 20 produtores procuraram até uma tonelada, mas, passou disso ai o pessoal só procurou acima de duas toneladas. A ação é para atender a maioria, então, quem passou de uma tonelada a gente fez uma divisão igual para todos”, explica Márcio.

João Batista Cirqueira Costa, da Fazenda Periquito, adquiriu cerca de 1400 quilos de silagem para alimentar 30 animais. Ele disse que achou importante a atitude do IFMA em disponibilizar o produto por que os produtores “estavam com precisão”.

O senhor Felix José de Carvalho, da Fazenda Estiva, também adquiriu cerca de 1400 quilos, e vai alimentar 16 animais. Ele disse que é difícil manter o rebanho nesta época.

“É complicado por isso, porque o verão deu pra vir assim meio pesado... Lá (na fazenda) é brejo, mas tem umas ‘urela’ seca demais”, explicou o senhor Felix José, acrescentando que quanto à água “lá é muita”.

A entrega da silagem está sendo feita na terça e quinta-feira, desta e da próxima semana, quando deve encerrar a entrega.


Produtores pegam silagem de milho vendida pelo IFMA, Campus de São Raimundo das Mangabeiras