terça-feira, 8 de outubro de 2013

Alunos do IFMA de São Raimundo das Mangabeiras conseguem redução da passagem de ônibus

Fotos:Jeremias Peruzzo - aluno do IFMA
Os estudantes do IFMA, Campus de São Raimundo das Mangabeiras, conseguiram nesta segunda feira, 07, a redução do valor da tarifa de ônibus de R$ 2,00 para R$ 1,60  a partir desta terça feira, 08. O acordo foi acertado em reunião realizada entre os alunos, pais, a empresa de ônibus Federal Transportes, vereadores, prefeitura, diretoria do IFMA e Ministério Público. Os estudantes pagam meia passagem.

Segundo os estudantes, o contrato de concessão prevê um aumento gradual de até 40% em 8 anos e que desde o início do contrato o aumento já tinha sido de quase 30%. Para aumentar o valor, a empresa terá que apresentar proposta à prefeitura, que deverá homologar a tarifa. Enquanto isso não for feito o valor se mantem como no inicio da prestação do serviço.

Para alcançar o objetivo, os estudantes realizaram diversas atividades no mês de setembro, como reunião como proprietário da empresa, com o ministério público, onde discutiram o contrato de concessão com o promotor, e realizaram um protesto no dia 25 de setembro pelas principais ruas da cidade.

"A união faz a força. No momento em que nós se organizamos enquanto centro acadêmico e eles (alunos do ensino médio/técnico) enquanto grêmio estudantil chegamos num consenso. Foi uma conquista muito grande", destaca Adriano Ferreira, presidente do Centro Acadêmico de Biologia do instituto.

Reunião que terminou com o acordo contou com a presença do promotor Renato Igor

Alunos, pais, a empresa de ônibus Federal Transportes, vereadores, prefeitura, diretoria do IFMA e Ministério Público participaram da reunião realizada nesta segunda feira, 07.

Manifestação realizada no dia 25 de setembro.