terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Governo do MA promove intercâmbio internacional para alunos de ensino médio em 2018


Alunos da rede pública serão selecionados para cursar o ensino médio em Córdoba, na Argentina, por meio de intercâmbio internacional, em uma parceria do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) com a empresa Via Mundo.

Os detalhes do programa IEMA no Mundo foram tratados em reunião nessa segunda-feira (29), na sede da reitoria do Instituto. O edital de lançamento e seleção do programa deve ser divulgado ainda no primeiro semestre deste ano. O estudante contemplado poderá cursar, por meio do IEMA no Mundo, seis meses de high school, com todas as despesas pagas pelo Governo do Maranhão.

De acordo com o reitor do IEMA, Jhonatan Almada, o programa de intercâmbio democratiza oportunidades para a juventude maranhense: “Ficamos muito felizes de possibilitar aos nossos estudantes um intercâmbio internacional para cursar parte do ensino médio no exterior. É o Governo Flávio Dino cada vez mais popularizando as oportunidades para os nossos jovens”.

O diretor da empresa de intercâmbio Via Mundo, Antônio Bacelar, detalha o intercâmbio: “A empresa Via Mundo tem uma parceria com a província de Córdoba, conhecida pela produção de soja, mas também de educação tecnológica. Nós conseguimos uma bolsa para que um aluno do IEMA realize um semestre de intercâmbio cultural na Argentina. O estudante vai conviver com uma família anfitriã, frequentar uma escola e vivenciar a cultura local”.

No ano passado, por meio do programa, os alunos do IEMA das unidades plenas de São Luís, Bacabeira e Pindaré-Mirim foram selecionados para cursar um semestre de high school com todas as despesas pagas pelo Governo. Foram concedidas três bolsas para Argentina, três para o Canadá, uma para os Estados Unidos e outra para a Alemanha.

Além de Jhonatan Almada e Antônio Bacelar, participaram da reunião o diretor de Ensino do IEMA, Elinaldo Silva, o chefe da Assessoria Jurídica do Instituto, Gustavo Andrade, e a Assessora de Assuntos Internacionais da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Fabiana Moura.