segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Uema alcança 160 mil alunos de 45 países em cursos livres online


Uma das primeiras faculdades públicas do Nordeste a lançar plataformas digitais de cursos livres gratuitos, a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Núcleo de Tecnologias para Educação (UemaNet), já alcança cerca de 160 mil alunos de 45 países, incluindo o Brasil.

São 24 cursos abertos nas mais diversas áreas, entre tecnologia, administração e direito, entre outros módulos. Os cursos começaram a ser ofertados em 2015, no início da gestão do governador Flávio Dino.

Todos os cursos são em português. Há também a opção de inglês em Relações Internacionais.

A ação é o resultado de mais um compromisso do Governo do Maranhão, que vem investindo em tecnologias em todos os níveis, modalidades e diversidades educacionais.

Com o UemaNet, além da oportunidade de aprendizado, os estudantes que cumprem todo o cronograma e uma bateria de atividades recebem no final do curso, após avaliação, o certificado da instituição de ensino, atestando a qualificação para o mercado de trabalho.

Referência

A oportunidade tem despertado a atenção de estudantes de 45 países do mundo, o que reflete em 160 mil inscrições na plataforma. “Ficamos muito felizes em identificar a adesão de integrantes de diversos países, como também de brasileiros que residem fora do Brasil. Isso é satisfatório e gratificante para o ensino, como ter a UEMA como referência no nosso país”, relata a professora e coordenadora geral do Núcleo de Tecnologia Para Educação (UemaNet), Ilka Serra.

Os cursos ofertados pela UemaNet buscam atualizar ou aperfeiçoar os conhecimentos dos alunos, preparando-os para os constantes desafios do mercado atual. “A UEMA tem cursos online completamente gratuitos, abertos e com material didático desenvolvido por professores da Universidade. Além de adquirir conhecimento, ainda existe a flexibilidade de horário para a realização dos estudos”, ressalta a coordenadora.

Ministrados por professores mestres e doutores, atualmente os cursos são ofertados na plataforma digital no seguinte link http://www.cursosabertos.uema.br.

Os cursos são em Tecnologia e informação, Lógica de Programação, Multimeios em Educação, Psicologia da Educação, Microbiologia dos Alimentos, Gestão Logística, Conceitos em Biodiversidade, Geografia Aplicada, Recursos Ambientais Aplicados ao Turismo, Planejamento Estratégico, Gestão em Agronegócios, Gerenciamento de Projetos, Direito Administrativo, Desenvolvimento Humano e Educação, Princípios de Mineração, Ética Profissional, Marketing e Varejo, Dificuldades de Aprendizagem, Gestão com Pessoas, Gestão Ambiental e Sustentabilidade, Relações Internacionais, Bioética e Negociação.

Cursos de Graduação e Especialização

Em 2017 foram ofertadas 4.200 vagas para cursos de graduação online. Atualmente a UEMA oferta nove cursos de graduação a distância. Na licenciatura, são os cursos de Música, Geografia, Pedagogia, Filosofia e Formação Pedagógica. Em bacharelado estão sendo disponibilizados os cursos de Administração Pública e três tecnólogos (Tecnologia de Alimentos, Segurança no Trabalho e Gestão Comercial). O número de vagas para o ano de 2018 será divulgado após a elaboração do edital do vestibular.

Já os cursos de pós-graduações em latu sensu a distância disponibilizaram 16 especialidades para o ano de 2018. As vagas já foram preenchidas de acordo com o edital divulgado em 2017.

Celebração

A UEMA celebra em 2018, 20 anos de realização de curso a distância. Além do tempo de ensino virtual, a Universidade comemora a presença física em 35 polos de apoio presencial que dão suporte aos 160 municípios inseridos no programa de Ensino a Distância no Maranhão.