domingo, 21 de janeiro de 2018

Professora Teresinha Brito é coautora de livro sobre Avaliação, Desempenho Escolar e Gestão Pedagógica


A Professora Teresinha Brito é coautora do livro Avaliação da Educação, Desempenho Escolar e Gestão Pedagógica, que reúne artigos de diversos pesquisadores da educação, incluindo Casemiro Campos e Cipriano Luckesi, autores já consagrados no meio educacional. O livro, organizado por Casemiro Campos, Fabrícia Roberta Viana e Maria Eliana Alves Lima, publicado pela Editora Caminhar e Instituto Atlântico, foi lançado durante a Jornada Pedagógica 2018 dos Professores de São Raimundo das Mangabeiras, realizada entre 16 e 18 de janeiro.

O Editor do Blog, João Batista Passos, com Casemiro Campos
e Teresinha Brito.
O artigo de Teresinha Brito tem por tema: “Avaliação Institucional da Gestão Escolar da Rede Municipal de Ensino de São Raimundo das Mangabeiras – MA”. O trabalho foi realizado através de pesquisa exploratória, tendo sido feita a coleta de dados por meio de questionário com perguntas abertas e fechadas, aplicado aos gestores administrativos e pedagógicos das escolas objeto da pesquisa.

“Nesse artigo, eu resolvi escrever sobre a nossa realidade de São Raimundo das Mangabeiras, como os gestores veem as avaliações externas e internas no nosso mundo educacional, como os coordenadores pedagógicos encaram essas avaliações que acabam por avaliar o nosso trabalho”, enfatizou Teresinha Brito sobre o seu artigo.

“É um livro com estudos sobre evidências da escola, do ponto de vista da avaliação, daquilo que melhor está se fazendo hoje no Maranhão, a partir dos resultados das avaliações de larga escala. Então, Municípios e Escolas foram objeto de pesquisa, os autores dos artigos aqui presentes, dentre eles a Professora Teresinha Brito, tiveram a oportunidade, ao pesquisar, de refletir sobre essas experiências nas escolas e gerar, a partir dessas investigações, uma síntese que se transformou em artigo no livro”, explicou o Professor Casemiro Campos sobre a organização do Livro.


Teresinha Brito ofereceu o livro à sua mãe, Lusia Passarinho, poetisa mangabeirense, autora do livro Versos que o Coração Escreveu, de 2003, bem como a seus filhos, Elmorane Coêlho, Carlos Aurélio e Carlos Junior, “para que eles vejam em mim a força do estudar sempre, do estar sempre buscando e se renovando”, disse.

Sobre a autora


Teresinha de Jesus Brito Coêlho é Graduada em Psicologia pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília; É Especialista em Psicopedagogia e em Docência do Ensino Superior; Atua desde 2009 como Secretária Municipal de Educação de São Raimundo das Mangabeiras; É fundadora e proprietária da Escola Moranguinho; É gestora escolar; Atualmente é aluna do Curso de Especialização Conducente ao Mestrado em Gestão com área de concentração em Educação pelo Instituto Universitário Atlântico – IUA e Universidade Atlântica de Lisboa – Portugal, com apoio da Fundação Sousândrade.

Veja o Vídeo


Obra: Avaliação da Educação, Desempenho Escolar e Gestão Pedagógica

Organizadores:

- Casemiro de Medeiros Campos

- Fabrícia Roberta Viana

- Maria Eliana Alves Lima

Autores:

- Teresinha de Jesus Brito Coêlho

-Carlos Cipriano Luckesi

- Dayanne de Mesquita Silva Olanda

- Emmanuelle Costa Silva

- Francilina de Jesus Araujo Pavão

- Jefferson Claudino Costa Pinheiro

- Jocelma Matos da Silva

- Joselia Silva Castro

- Marcio Eduardo Sousa Olanda

- Maria da Piedade Lopes Alves

- Sheila de Jesus Morais dos Santos

Casemiro Campos e Teresinha Brito posam com profissionais da Rede Municipal de Educação de
São Raimundo das Mangabeiras.